Dique maciço
Muro terá 300 metros de extensão em parque do Vitória Régia
Equipes do Saae realizam adequações no sistema de drenagem do local
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) informou que em até 90 dias devem ser concluídas as obras de um muro de contenção - dique maciço - no entorno do parque Amadeu Franciulli. As obras são na rua José Martinez Peres, no bairro Parque Vitória Régia 2.
O dique maciço possui 1,6 metro de altura, com quatro metros de largura na crista do talude (parte alta), somando, aproximadamente, 300 metros de extensão.
Ele se inicia no entroncamento com a ponte que interliga o Parque Vitória Régia 2 e a avenida General Motors, percorrendo assim a margem do rio Sorocaba, no fim da rua José Martinez Peres, e seguindo pela extremidade do parque Amadeu Franciulli.
Ainda segundo o Saae, além disso, as equipes da autarquia realizam adequações no sistema de drenagem do local para que, em situações de chuvas extremas, as águas pluviais sejam direcionadas para Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) que está sendo construído no trecho composto pelo quadrilátero formado pelas ruas José Martinez Peres e Dr. Heitor Ferreira Prestes.
O muro de contenção da obra, somando-se ao muro que está presente no RDC, totaliza cerca de 500 metros de extensão, para amortecer futuros extravasamentos do rio Sorocaba e, com isso, proteger a comunidade local.
Sistema de controle
O RDC do Parque Vitória Régia 2 é um sistema completo para controle de enchentes, composto pelo muro de contenção, reservatório de águas pluviais, dutos e sistema de bombeamento. A iniciativa é uma das obras de drenagem do Saae/Sorocaba e está prevista para ser entregue até o fim deste ano.
Durante agosto de 2023, a autarquia finalizou o dique maciço do RDC, que possui cerca de 3,5 metros de altura e 200 metros de extensão.
Simultaneamente, ocorreram as intervenções de escavações do lago, em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados, com profundidade média de 2,5 metros.
Os trabalhos dessa etapa foram concluídos em setembro e mais de 20 mil cúbicos de material (1.666 caminhões) foram retirados de local. (Da Redação com informações da Secom)