Nova moradora do zoo
Ainda dá tempo de ajudar a escolher o nome do filhote
Fêmea de macaco-aranha-da-testa-branca nasceu no Quinzinho em 2023
É possível participar da escolha do nome do filhote fêmea de macaco-aranha-da-testa-branca (Ateles marginatus), que nasceu no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em julho de 2023. Quatro opções de nome estão para votação. Eles foram indicados pelos profissionais do Zoológico de Sorocaba e guardam alguma relação com a Amazônia, bioma onde vive a espécie. São eles: “Pupunha”, fruta típica da Amazônia (a palmeira que dá esta fruta também serve para a extração do conhecido palmito pupunha); “Amazonas”, principal rio da Amazônia (parte da área onde vive a espécie fica ao sul desse rio); “Jurema” (árvore considerada sagrada por indígenas da Amazônia); e “Cacau”, fruta típica da Amazônia (apesar de a maioria conhecer o cacau cultivado no Nordeste do país, na Amazônia também existe um tipo de cacau selvagem).
A ação é promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), como celebração do Dia Mundial da Vida Selvagem (3 de março), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de celebrar os papéis e contribuições únicos da vida selvagem para as pessoas e para o planeta.
O nome mais votado será anunciado pela equipe de Educação Ambiental da Sema, no dia 9 de março, sábado, às 11h30, no Zoológico de Sorocaba, em frente ao recinto dos macacos-aranha-de-testa-branca. E quem estiver por lá também poderá acompanhar a entrega de um “presente” para os exemplares da espécie. A campanha on-line segue até às 12h da próxima sexta-feira (8) pelo link: https://tinyurl.com/filhotedemacacoaranha. (Da Redação com informações da Secom)