Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Acionamentos do ‘Protege Mulher’ aumentaram em 2023

Segundo a Prefeitura, atualmente, 1.165 pessoas estão cadastradas no sistema

02 de Março de 2024 às 23:00
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
São 1.165 cadastros no sistema, que foi desenvolvido para proteger as vítimas de violência doméstica
São 1.165 cadastros no sistema, que foi desenvolvido para proteger as vítimas de violência doméstica (Crédito: VINICIUS FONSECA (ARQUIVO JCS))

O aplicativo ‘Protege Mulher’ pode ser instalado no celular e foi desenvolvido para proteger vítimas de violência doméstica. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, atualmente, 1.165 pessoas estão cadastradas no sistema. Em 2022, foram registrados 216 chamados via aplicativo, que resultaram em 56 pessoas detidas. Em 2023, foram 232 acionamentos e 52 detidos.

O sistema de proteção funciona da seguinte forma: após a vítima formalizar a denúncia contra o agressor e obter uma medida protetiva na Justiça, ela pode se cadastrar e ter acesso ao aplicativo. Caso o agressor descumpra a decisão de afastamento por medida protetiva, seja por se aproximar ou ameaçar a agredir a vítima, física, verbal ou psicologicamente, é só ‘apertar’ o botão, que fica disponível na tela do seu celular.

Neste caso, um aviso é imediatamente enviado ao Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI) - da Guarda Civil Municipal (GCM) e integrado com a Polícia Militar (PM) - e mostra, via GPS, exatamente o local de onde partiu o pedido de ajuda. Além de informações da vítima, o aplicativo também oferece aos agentes de segurança dados sobre o possível agressor.

Para se cadastrar, é necessário comparecer ao Centro de Referência da Mulher (Cerem), com o boletim de ocorrência em mãos, e a medida protetiva expedida pela Justiça. A vítima recebe orientação sobre o programa de proteção à mulher e como utilizar o aplicativo. O Cerem está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, 440, no Centro, próximo à atual Rodoviária. A unidade presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3235-6770.