Saúde
Santa Casa de Sorocaba inicia 'Programa de Residência Médica'
Inicialmente, os profissionais atuarão em três áreas: Medicina da Família, Cirurgia Geral e Pediatria
Atualizada às 14h19
A Santa Casa de Sorocaba iniciou nesta sexta-feira (1º) o "Programa de Residência Médica", realizado em parceria com a Universidade Paulista (Unip), com seis médicos residentes atuando ao lado dos profissionais em três especialidades, inicialmente: Medicina da Família, Cirurgia Geral e Pediatria. O programa não só proporciona aos residentes uma formação abrangente e de alta qualidade, mas amplia a capacidade de atendimento médico à população.
O programa, que leva pela primeira vez médicos residentes à Santa Casa, é a realização de um sonho, afirma o diretor presidente da Santa Casa de Sorocaba, Pe. Flávio Júnior: "Desde que eu entrei na Santa Casa, quero fazer dela um hospital escola, porque isso traz para o hospital um enriquecimento muito grande na assistência, qualidade e gestão. É um sonho realizado. Nós começamos agora em algumas áreas e com os anos vamos ampliar as áreas e especialidades".
Os seis médicos residentes iniciaram no programa nesta sexta-feira (1º). O diretor-presidente, Pe. Flávio Junior se diz confiante de que o programa será duradouro e que atenderá às expectativas, contribuindo para o avanço da medicina e o cuidado com a saúde em Sorocaba e região.
"A Santa Casa nunca teve residência médica, isso enriquece o hospital e é muito importante, porque teremos esses profissionais atuando no hospital por alguns anos. Eles são especialistas, não vai ser só um médico clínico. Isso faz com que mais médicos atendam a população", disse Pe. Flávio.
Segundo o diretor do campus da Unip Sorocaba, Gláucio Celso Luz, outras especialidades devem ser inseridas no programa em breve. "Teremos também a Clínica Médica e Ginecologia e Obstetrícia até o próximo ano. O planejamento é que em 2025 possamos levar outras modalidades não só a Santa Casa mas em outros hospitais também", disse.
O curso de medicina da Unip em Sorocaba, lançado recentemente, está em sua terceira turma. Para o diretor do campus Sorocaba, a parceria com a Santa Casa proporciona aos alunos habilidades e a humanização que a medicina tanto precisa. "Os médicos já formados e agora na residência, ou seja, na pós-graduação, terão esse vínculo e essa aproximação que é extremamente importante e isso é uma das melhores oportunidades que a instituição pode oferecer, dentro da parte técnica, com conhecimento de habilidades que eles necessitam, mas também da humanização".
Ainda de acordo com o diretor do campus Sorocaba, a procura pelo curso de Medicina tem sido grande. "Apesar de ser um curso novo, a região tinha um pouco dessa demanda reprimida. Estamos trazendo alunos também de outros Estados e isso é muito importante não só para a nossa instituição, mas também para Sorocaba e região. Os interessados podem entrar em contato com a Universidade Paulista para mais informações sobre esse e outros cursos", finaliza.
Na cerimônia de lançamento do “Programa de Residência Médica”, além do diretor-presidente, estiveram presentes também o presidente da Coreme (Comissão de Residência Médica), Dr. Diovano Paust e representantes das equipes de Enfermagem, Qualidade, T.I, Médicos, NIR (Núcleo Interno de Regulação) e NEPS (Núcleo de Educação Permanente em Saúde) e coordenação da Unip. (Da redação)
.
Galeria
Confira a galeria de fotos