Buscar no Cruzeiro

Buscar

Inovação

Parque Tecnológico de Sorocaba é sede de Fórum Regional

Evento reuniu prefeitos de toda a RMS e contou com a presença do vice-governador do Estado

29 de Fevereiro de 2024 às 15:43
Vanessa Ferranti [email protected]
Durante o dia, ocorre uma série de palestras e painéis com especialistas em diversas áreas ligadas ao tema
Durante o dia, ocorre uma série de palestras e painéis com especialistas em diversas áreas ligadas ao tema (Crédito: Fábio Rogério)

O Parque Tecnológico de Sorocaba foi sede, nesta quinta-feira (29), do Fórum Regional de Cidades Inteligentes -- Resilientes e Sustentáveis. O evento reuniu prefeitos e secretários municipais de toda a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e contou com a presença do vice-governador do Estado, Felício Ramuth (PSD).

Organizado pela Smart City Business America, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, o encontro começou às 10h. Durante o dia, ocorreu uma série de palestras e painéis com especialistas em diversas áreas ligadas ao tema.

Essa foi a primeira edição do fórum que deve acontecer em outros quatro municípios do Estado: Campinas, São Paulo, Araçatuba e Ribeirão Preto. O intuito é discutir e apresentar um conjunto de iniciativas orientadas ao desenvolvimento da gestão das cidades, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e no aumento da equidade social, tendo a tecnologia e a inovação como principais fatores das soluções inteligentes.

“O objetivo é trazer as experiências tecnológicas, as experiências da Academia, tanto é que temos uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e com o Centro de Pesquisa Cidades Inteligentes e Observatório da PUC, capazes de trazer para os municípios, especialmente para os prefeitos e secretários, condições de ter acesso a uma informação que muitas vezes está lá na Capital. Estamos indo onde os prefeitos estão para que possamos trazer essas informações”, explicou Livio Giosa, vice-presidente do grupo Smart City Business America, organizador do evento.

Durante o encontro, o vice-governador do Estado também abordou a importância da inovação e tecnologia na prestação de serviços para as cidades e mencionou, ainda, a atuação do Desenvolve São Paulo. Segundo ele, o Governo, por meio do programa, tem linhas de crédito de até R$ 3 bilhões voltadas a várias demandas dos municípios interessados em investir nessa área.

“Tem um desafio que ainda precisa ser vencido. Hoje em dia, a maioria das contratações de cidades inteligentes se dá por serviços, sendo a maneira correta de se fazer. Então, é importante que você tenha linhas de financiamento para serviços, não só para aquisição de produtos”, disse.

“Ao longo deste primeiro semestre, o nosso presidente do Desenvolve SP terá uma linha específica para ajudar os municípios na contratação dessas novas modalidades que são modalidades inovadoras. Assim, a gente acompanha esse movimento tecnológico de contratações por meio de serviços”, complementou.

Para o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancelara, o fórum é uma oportunidade de auxiliar os municípios a obter conhecimento no ramo da tecnologia. “Quando recebemos o convite para sediar esse evento, eu achei extremamente importante, até porque isso faz parte dos nossos pilares, trazer tecnologia para as cidades e buscar, junto aos prefeitos e gestores, entender a importância que tem em levar tecnologia. Sempre é importante os gestores estarem de olho nas tecnologias que podem aplicar para os seus cidadãos", finalizou Cancelara.