Casa de Papel: STJ concede habeas corpus a ex-funcionário
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus parcial a Edmilson Chelles -- ex-funcionário da Secretaria de Cultura investigado na Operação Casa de Papel, que apurou crimes de corrupção e fraudes em licitação entre membros da Prefeitura de Sorocaba e empresários da cidade, em 2019. A decisão foi lavrada na quinta-feira (22) pelo ministro Jesuíno Rissato.
De acordo com o documento, o advogado de Chelles, Caio Augusto Santos Zaccariotto, alegou que o cliente estava sofrendo constrangimento ilegal. O ministro acatou as teses da defesa e teve a ação penal trancada parcialmente, já que observou que o acusado não cometeu o delito pelo qual foi denunciado.
Apesar da decisão, não há impedimento para que o Ministério Público ofereça uma nova denúncia. No processo, Edmilson era citado junto ao ex-secretário de Cultura, Werinton Kermes. Os dois, supostamente, teriam um esquema de favorecimento de contratos com os empresários Felipe Bismara, dono da Selt, e Jaqueline Bismara, mulher de Felipe e dona da Twenty. (Da Redação)