Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Viagem de trem Sorocaba-SP deverá demorar 60 minutos

O trajeto de 94 quilômetros terá quatro estações de paradas e cerca de 50 mil passageiros deverão ser atendido por dia

24 de Fevereiro de 2024 às 22:01
Vanessa Ferranti [email protected]
De acordo com estudo do governo estadual, trajeto de 94 km terá quatro paradas
De acordo com estudo do governo estadual, trajeto de 94 km terá quatro paradas (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOVERNO DE SÃO PAULO)

O tempo de viagem do Trem Intercidades (TIC) -- que ligará São Paulo a Sorocaba -- será de cerca de uma hora. A informação foi confirmada ao Cruzeiro do Sul, na sexta-feira (23), pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo do Estado. Segundo a pasta, o trajeto de 94 quilômetros terá quatro estações de paradas e cerca de 50 mil passageiros deverão ser atendido por dia. Atualmente, o deslocamento rodoviário tem duração de aproximadamente 1h50.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) autorizou o estudo para a implantação do projeto no início de seu mandato -- em fevereiro de 2023. No entanto, a promessa de um trem que ligue Sorocaba a Capital já foi feita por muitos políticos nos últimos anos. Já em 29 de julho de 2023, foi divulgado que o Plano de Ação de Transporte e Logística para a Macrometrópole Paulista (PAM-TL), concluído pelo Consórcio PRO-TL em dezembro de 2020, prevê a implantação de um conjunto de serviços ferroviários de passageiros ligando a cidade de São Paulo a quatro vetores: Sorocaba, Campinas (e Aeroporto de Viracopos), Santos e São José dos Campos.

Na época, também havia sido informado que o tempo de viagem estimado do Eixo Oeste -- de Sorocaba a São Paulo -- seria de 89 minutos. No entanto, segundo o governo estadual, os últimos estudos mostraram a redução de tempo. Para elaborar os estudos de viabilidade do projeto, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) contratou a International Finance Corporation (IFC). O investimento estimado é de R$ 8,5 bilhões.

O Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas, será o primeiro a ser leiolado pelo Estado, na quinta-feira (29). O leilão do Eixo Oeste -- que ligará Sorocaba a Capital Paulista -- está previsto para o quarto trimestre de 2025. (Vanessa Ferranti)