Casa do Cidadão
Metade dos serviços ainda exige agendamento
Demandas "mais simples" seguem com atendimento espontâneo
Com oito unidades, as Casas do Cidadão Zeladoria de Sorocaba oferecem 48 serviços. Entretanto, agora, os sorocabanos precisam agendar metade deles. Um exemplo é a inscrição para vagas em creches. A decisão foi tomada após muitas reclamações de usuários, idas e vindas e um período de transição imposto pela Prefeitura desde janeiro.
Agora, os serviços mais comuns e que têm maior demanda, como segunda via de carne de IPTU, atualização de inscrição habitacional, agendamento para Mutirão do Emprego, seguro-desemprego, recarga de cartão de transporte público e religação, em caso de corte de água, continuam em atendimento espontâneo. Já o parcelamento de débitos municipais, certidão para taxista, translado de restos mortais, entre outros, precisam ser agendados. Consulte a lista completa em https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao/, na aba Comunicados.
A mudança é válida para as unidades do Paço Municipal, Ipanema, Itavuvu, Éden e Ipiranga. As do Shopping Pátio Cianê, Nogueira Padilha e Brigadeiro Tobias recebem os munícipes, independente do assunto a ser tratado, sem agendamento.
De acordo com o Executivo, quem chega sem o horário marcado para os serviços que requerem agendamento são prontamente auxiliados pelas equipes de serviço, que orientam sobre como agendar para receber o atendimento.
“Prioritariamente, nesses casos, se busca fazer o agendamento para o mesmo dia e no horário mais próximo possível. Assim, toda orientação é oferecida, por pessoal treinado, para que a pessoa seja atendida com brevidade e também para que aprenda a utilizar sozinha os canais de agendamento que podem ser acessados sem precisar sair de casa. O objetivo é proporcionar mais comodidade e rapidez no atendimento aos munícipes, auxiliando-os para que adquiram o hábito de solicitar os serviços da Casa do Cidadão da forma mais fácil e ágil para o cidadão”, informou a municipalidade por meio de nota.
Para fazer o agendamento, basta acessar: https://casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar. A população pode baixar o aplicativo de celular Casa do Cidadão ou, ainda, entrar em contato pelo e-mail [email protected].
Idas e vindas
No final do ano passado, a Prefeitura instituiu o agendamento para todos os serviços a partir do dia 2 de janeiro. A decisão gerou muita reclamação nas redes sociais e presencialmente. A reportagem esteve na unidade Itavuvu nos primeiros dias e presenciou diversos comentários negativos em relação à medida.
O mesmo ocorreu nas redes sociais e portal do jornal Cruzeiro do Sul. “Destruir uma coisa que funcionava bem, que se resolvia rápido e na hora. Hoje tem que aguardar agendamento. Não sabe nem a demanda da Casa do Cidadão”, escreveu o leitor Flávio Turíbio da Silva.
Diante do posicionamento negativo, uma semana depois, o governo municipal anunciou o fim do agendamento obrigatório. A medida foi comemorada. Entretanto, a decisão entraria em fase de transição até primeira quinzena de fevereiro. Por isso, é comum encontrar, em algumas unidades, cartazes com dizeres “agendamento obrigatório a partir do dia 15/2”.
A estudante Bruna Cristina da Costa procurou os serviços da Urbes nesse período e não relatou dificuldade. “Cheguei lá sem agendamento e peguei a senha normalmente. Só não fui atendida por que a máquina da Urbes não estava funcionando aí me mandaram para outro lugar”, relatou. (Thaís Marcolino)