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Casa do Cidadão

Metade dos serviços ainda exige agendamento

Demandas "mais simples" seguem com atendimento espontâneo

19 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Thaís Marcolino [email protected]
Antes de ir à Casa do Cidadão, usuário deve consultar lista dos serviços no site da Secretaria da Fazenda
Antes de ir à Casa do Cidadão, usuário deve consultar lista dos serviços no site da Secretaria da Fazenda (Crédito: THAÍS MARCOLINO (19/2/2024))

 

Com oito unidades, as Casas do Cidadão Zeladoria de Sorocaba oferecem 48 serviços. Entretanto, agora, os sorocabanos precisam agendar metade deles. Um exemplo é a inscrição para vagas em creches. A decisão foi tomada após muitas reclamações de usuários, idas e vindas e um período de transição imposto pela Prefeitura desde janeiro.

Agora, os serviços mais comuns e que têm maior demanda, como segunda via de carne de IPTU, atualização de inscrição habitacional, agendamento para Mutirão do Emprego, seguro-desemprego, recarga de cartão de transporte público e religação, em caso de corte de água, continuam em atendimento espontâneo. Já o parcelamento de débitos municipais, certidão para taxista, translado de restos mortais, entre outros, precisam ser agendados. Consulte a lista completa em https://fazenda.sorocaba.sp.gov.br/casadocidadao/, na aba Comunicados.

A mudança é válida para as unidades do Paço Municipal, Ipanema, Itavuvu, Éden e Ipiranga. As do Shopping Pátio Cianê, Nogueira Padilha e Brigadeiro Tobias recebem os munícipes, independente do assunto a ser tratado, sem agendamento.

De acordo com o Executivo, quem chega sem o horário marcado para os serviços que requerem agendamento são prontamente auxiliados pelas equipes de serviço, que orientam sobre como agendar para receber o atendimento.

“Prioritariamente, nesses casos, se busca fazer o agendamento para o mesmo dia e no horário mais próximo possível. Assim, toda orientação é oferecida, por pessoal treinado, para que a pessoa seja atendida com brevidade e também para que aprenda a utilizar sozinha os canais de agendamento que podem ser acessados sem precisar sair de casa. O objetivo é proporcionar mais comodidade e rapidez no atendimento aos munícipes, auxiliando-os para que adquiram o hábito de solicitar os serviços da Casa do Cidadão da forma mais fácil e ágil para o cidadão”, informou a municipalidade por meio de nota.

Para fazer o agendamento, basta acessar: https://casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar. A população pode baixar o aplicativo de celular Casa do Cidadão ou, ainda, entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Idas e vindas

No final do ano passado, a Prefeitura instituiu o agendamento para todos os serviços a partir do dia 2 de janeiro. A decisão gerou muita reclamação nas redes sociais e presencialmente. A reportagem esteve na unidade Itavuvu nos primeiros dias e presenciou diversos comentários negativos em relação à medida.

O mesmo ocorreu nas redes sociais e portal do jornal Cruzeiro do Sul. “Destruir uma coisa que funcionava bem, que se resolvia rápido e na hora. Hoje tem que aguardar agendamento. Não sabe nem a demanda da Casa do Cidadão”, escreveu o leitor Flávio Turíbio da Silva.

Diante do posicionamento negativo, uma semana depois, o governo municipal anunciou o fim do agendamento obrigatório. A medida foi comemorada. Entretanto, a decisão entraria em fase de transição até primeira quinzena de fevereiro. Por isso, é comum encontrar, em algumas unidades, cartazes com dizeres “agendamento obrigatório a partir do dia 15/2”.

A estudante Bruna Cristina da Costa procurou os serviços da Urbes nesse período e não relatou dificuldade. “Cheguei lá sem agendamento e peguei a senha normalmente. Só não fui atendida por que a máquina da Urbes não estava funcionando aí me mandaram para outro lugar”, relatou. (Thaís Marcolino)