Último adeus
Bonequeiro Oscar Goldszmidt Don morre aos 87 anos, em Sorocaba
O artista uruguaio estava internado há cinco dias em um hospital particular e sofreu parada cardiorespiratória na madrugada desta segunda-feira (19)
O bonequeiro e ator, Oscar Goldszmidt Don, faleceu na madrugada desta segunda-feira (19), aos 87 anos, após sofrer parada cardiorespiratória. O artista uruguaio estava internado há cinco dias em um hospital particular de Sorocaba. O velório será nesta terça-feira (20), a partir das 15h, na sala Ametista, da Ofebas. Ele será sepultado no cemitério Israelita do Embu, em Embu das Artes. As informações foram confirmadas pela família.
O engenheiro de formação morava no Brasil há 40 anos. Destes, 16 foram em Sorocaba. Por muitos anos também teve moradia em Araçoiaba da Serra, onde trabalhou na secretaria de Cultura.
Amante da poesia e apaixonado por teatro desde muito jovem, ao mudar-se para Araçoiaba da Serra passou a dedicar-se ao teatro participando de várias peças em Sorocaba, entre elas “Pinóquio” onde interpretou Gepeto.Participou, também, do Grupo de Teatro da Terceira Idade Cara e Coragem na peça “Quando Netos forem Avós”. Voltado às causas ambientalistas.
Cursou Teatro de Bonecos na Oficina Cultural Grande Otelo de Sorocaba onde criou a peça A Princesa e o Sapo, dos Irmãos Grimm, com garrafas de refrigerante Pet e formou um grupo que levou a montagem à escolas da rede municipal da cidade.
Oscar deixa quatro filhos, sete netos, uma bisneta e um neto de coração. (Da Redação)