Sorocaba
Falta de escoamento de água incomoda moradores da avenida Santos Dumont
A pedagoga Tânia Ladeia Pereira, de 63 anos, que já precisou subir no assento do ponto de ônibus para escapar das enxurradas
Moradores das ruas próximas à avenida Santos Dumont, na Vila Angélica, localizada na zona norte de Sorocaba, reclamam dos alagamentos frequentes na região em dias de chuvas fortes. Entre eles, está a pedagoga Tânia Ladeia Pereira, de 63 anos, que já precisou subir no assento do ponto de ônibus para escapar das enxurradas.
“Até mesmo quando os vizinhos lavam a garagem e os carros, a água escorre e fica empoçada na Santos Dumont, porque não tem por onde escoar! Falta bueiros na cidade”, opina a moradora.
Tânia está em Sorocaba há 14 anos -- tendo morado em outros bairros -- e vê que a falta de pontos de escoamento de água é um problema da cidade como um todo. “No Jardim Santo Amaro acontecia a mesma situação. Tudo inunda por falta de bueiros, porque os que têm nas ruas não dão conta!”, enfatiza.
Cláudio Correia da Silva, de 63 anos, também reside nas proximidades e enfrenta o mesmo problema que Tânia. “Quando chove não tem como as pessoas passarem por lá, transborda porque não tem escoamento de água”, relata.
Em nota ao jornal Cruzeiro do Sul, o Saae/ Sorocaba informa que não tem histórico de reclamações sobre alagamentos na avenida Santos Dumont, pois está localizada em um ponto elevado e a sua topografia quase plana favorece o escoamento de forma superficial. No entanto, diante das queixas apontadas pelos moradores, vistorias e estudos serão realizados para ampliar a rede de microdrenagem da região. (Beatriz Falcão - programa de estágio)