Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Sorocaba tem histórico de acidentes com queda no rio

13 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No começo do mês, um carro caiu da ponte Francisco Dellosso
No começo do mês, um carro caiu da ponte Francisco Dellosso (Crédito: CORTESIA)

Acidentes de trânsito em que os carros acabam caindo no rio Sorocaba não são tão incomuns na cidade. Nos últimos 15 anos, pelo menos cinco veículos já foram parar dentro do rio ou córregos, sendo que em três casos eles despencaram da ponte Francisco Dellosso, que liga a avenida São Paulo a rua 15 de Novembro, na região central de Sorocaba; um outro veículo quase caiu da ponte de Pinheiros e dois caíram em um córrego. A preocupação, principalmente no caso da ponte Francisco Dellosso, é que ela possui calçada com o trânsito de pedestres.

O último caso ocorreu, por exemplo, no último dia 3 deste mês, quando um carro caiu da Francisco Dellosso e ficou submerso no rio Sorocaba. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), a equipe passava pelo local no momento do acidente e prestou apoio. A vítima foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional. O estado de saúde da vítima, assim como a dinâmica da ocorrência, não foram informadas. A grade de isolamento da ponte foi arrancada no momento da queda. Por isso, a equipe da Semob isolou a área com cones e faixas.

Na Francisco Dellosso, por exemplo, existem em ambos os lados da ponte, somente defensas metálicas, que com o impacto dos veículos não impedem que os mesmos caiam no rio. Por conta dos acidentes, as defensas acabam sendo danificadas e têm que ser substituídas pelo poder público.
Questionada a respeito, a Secretaria de Mobilidade (Semob), da Prefeitura de Sorocaba, informa que não há previsão de troca dessas defensas metálicas de proteção por modelos de outro tipo.
Acidentes de trânsito podem ser evitados e a recomendação é que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com toda responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos. Nesse sentido, a Semob realiza campanha permanente de segurança no trânsito, o ano todo, proposta considerada fundamental para fazer com que o motorista conduza seu veículo de forma segura, refletindo na redução do número de acidentes.

Mais casos

No ano passado, no dia 9 de setembro, um carro caiu, desta vez, no córrego do bairro Jardim Maria Eugênia, em Sorocaba. O acidente, inclusive, causou a morte do motorista.

Na madrugada de 7 de agosto de 2022, outro motorista perdeu o controle da direção e caiu no rio Sorocaba, na região do Jardim Santa Rosália. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima era um homem de aproximadamente 30 anos e ele estava sozinho e fora do veículo quando a equipe chegou ao local.

Em 2021, no dia 12 de outubro, uma mulher foi socorrida após um carro cair da ponte Francisco Dellosso. O veículo ficou no rio com as rodas para cima e segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, a motorista foi socorrida e levada para o hospital.

Já em 2019, após perder o controle da direção e o veículo capotar ao lado da ponte Pinheiros, o automóvel ficou com as rodas para cima e a poucos metros de distância do rio Sorocaba.

E em 2009, em 25 de janeiro, outro carro também despencou da mesma ponte, caiu no rio e ficou coberto pelas águas. A mulher que dirigia o carro foi salva por outros motoristas que passavam pelo local e um homem, que também estava no veículo, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, que, na ocasião, informou ter sido encontrada uma garrafa de vinho vazia no interior do automóvel. (Da Redação)