Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Novos viadutos ajudam trânsito a fluir, mas motoristas cobram mais melhoria

Regiões norte e oeste de Sorocaba ainda enfrentam problemas de mobilidade. Prefeitura sugere uso de rotas alternativas

08 de Fevereiro de 2024 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Motoristas apontam a quantidade de semáforo como o vilão do trânsito
Motoristas apontam a quantidade de semáforo como o vilão do trânsito (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

 

Sorocaba ganhou dois novos viadutos em vias importantes da cidade: um na avenida Itavuvu, na zona norte, e o outro na marginal Itanguá, na zona oeste. Segundo a avaliação dos motoristas, as obras auxiliaram no trânsito dessas regiões, no entanto, ainda há o que melhorar.

O viaduto da marginal Itanguá foi inaugurado em agosto de 2023, por meio do programa Sorocaba Tem Pressa, e faz a ligação da avenida Adão Pereira de Camargo à avenida Américo Figueiredo. Para o mecânico Danilo Muraro, que tem uma oficina na região, a iniciativa agilizou o tráfego de veículos no trecho. “Melhorou bastante. Eu moro na zona norte. Pego por trás do aeroporto e já caio na frente do meu estabelecimento. Quem vem da General Carneiro para começar a Américo Figueiredo também já tem uma reta. É um percurso mais rápido”, disse.

Já na avenida Itavuvu, o viaduto inaugurado um ano antes, em agosto de 2022, liga a avenida Ulisses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, à avenida Edward Fru-Fru Marciano da Silva, região do Jardim São Guilherme. O ferramenteiro Diogo Alves utiliza a via com frequência e avalia que o trânsito melhorou “para quem vem ou vai sentido Ulysses Guimarães, porque evitou o cruzamento com a Itavuvu, mas no sentido da Itavuvu não, porque continua com os mesmos semáforos que tinha”.

A equipe do Cruzeiro do Sul esteve no viaduto da avenida Itavuvu em dois horários. Por volta das 11h, fora do horário de pico, o trânsito flui bem, com poucos veículos na rua. Já entre 17h30 e 18h o fluxo de veículos é grande e, com isso, os motoristas ficam parados sobre o viaduto, no sentido São Guilherme.

Em nota, a Prefeitura informou que as obras reduziram significativamente o trânsito nessas regiões, no entanto, admite que o trecho da Itavuvu possui algumas peculiaridades, que também interferem no fluxo de veículos.

A Prefeitura informa que a Secretaria de Mobilidade (Semob) está trabalhando para desenvolver alternativas para melhorar o trânsito na região. Enquanto as melhorias estão sendo implementadas, a Secretária orienta os motoristas a utilizar vias alternativas, especialmente em horários de pico.

Rotas alternativas

Nos horários de pico, o novo viaduto da Itavuvu fica com o trânsito "travado" - FÁBIO ROGÉRIO
Nos horários de pico, o novo viaduto da Itavuvu fica com o trânsito "travado" (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Para fugir do fluxo de veículos é possível utilizar algumas vias alternativas entre os bairros. Segundo os motoristas, dessa forma, o caminho se torna mais rápido, no entanto, ainda assim, é possível encontrar alguns pontos de lentidão nos trechos nos horários de pico.

Para quem sai da zona oeste com destino ao centro e quer fugir do trânsito lento na avenida General Carneiro pode utilizar como alternativa a avenida Adão Pereira de Camargo.

Já na zona norte, a avenida J.J. Lacerda é uma boa opção para moradores dos bairros localizados na região do Paineiras, Vitória Régia, Laranjeiras, Guaíba, entre outros.

Se o motorista estiver na avenida Itavuvu e desejar chegar mais rápido até esses bairros, é possível usar ruas paralelas. Uma opção é a rua maestro Francisco Manoel com destino a Paes de Linhares. Já mais a frente, os motoristas podem acessar a rua São Carlos Borromeu, antes do Assaí Atacadista, com direção ao bairro Mineirão.

No sentido oposto, para quem deseja fazer ligações de bairros próximos da avenida Ipanema à Itavuvu, as vias Galileu Pasquinelli, avenida Angélica e subtenente José Carlos Lopes são alguns exemplos. (Vanessa Ferranti)

Galeria

Confira a galeria de fotos