Sorocaba
Trem Sorocaba-SP é apresentado por Tarcísio na Europa
Governo busca investidores para pacote de obras
O projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que permitirá a ligação entre a Capital Paulista e Sorocaba por linha férrea, está sendo apresentado pelo governo estadual no Roadshow Europa que percorre Espanha, Itália e França. Ontem (7), o empreendimento foi tema de reuniões em Paris, juntamente com outras propostas do governo do Estado de São Paulo.
Na missão à Europa, a comitiva é liderada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), com a participação dos secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Lais Vita (Comunicação), além de Rui Gomes, presidente da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Conforme a pasta estadual, o TIC Sorocaba/São Paulo faz parte da carteira de projetos do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado, que está sendo apresentado pelo Governo de São Paulo no Roadshow Europa, assim como outros empreendimentos. “A previsão de investimento do TIC Eixo Oeste é de R$ 8,5 bilhões. A International Finance Corporation (IFC) foi contratada para elaborar os estudos de viabilidade do empreendimento, que já estão em andamento. Avaliações anteriores estimavam um trajeto de cerca de 100 quilômetros, com quatro estações de parada e tempo de viagem de uma hora. O leilão está previsto para o quarto trimestre de 2025”, informa a InvestSP.
O Governo de São Paulo prevê ao menos 13 projetos em leilões ao longo de 2024. Entre eles, estão o Trem Intercidades Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo a Campinas, e concessões e parcerias de infraestrutura rodoviária e ferroviária, além das desestatizações da Sabesp e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae).
A carteira de projetos de concessões, desestatizações e parcerias da atual gestão estadual é estimada em mais de R$ 220 bilhões em capital privado, com 20 projetos qualificados e a previsão de 44 leilões até o final de 2026. (Da Redação)