Clima em Sorocaba
Semana começa com sol, mas Inmet mantém alerta de chuvas intensas
Entre hoje (5) e sexta-feira (9), previsão aponta presença de sol e pancadas de chuva à tarde e à noite; temperatura fica entre 18°C e 30°C
Depois de um final de semana sem chuva em Sorocaba, mas com alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a semana começa com céu sem nuvens e presença de sol, porém, com mais um aviso do órgão federal, que prevê chuvas intensas na cidade, com volume de chuva entre 20 e 30 mm/h. Há, ainda, possibilidade de ventos intensos de 40 a 60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Segundo o Climatempo, a previsão do tempo para essa segunda-feira (5) é de temperaturas entre 18°C e 30°C, com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Para essa semana, a previsão aponta presença de sol, com pancadas de chuva à tarde e à noite e temperaturas entre 18°C e 30°C. Até hoje (5), já choveu 21 mm em Sorocaba, o que representa 14% da média normal do mês. Para fevereiro, a média mensal de chuva é de 147 mm.
Em caso de fortes chuvas, a Defesa Civil Estadual orienta evitar áreas arborizadas, devido ao risco de queda de árvores; jamais enfrentar áreas alagadas ou com enxurradas -- uma lâmina com 15 cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30 cm, levar um automóvel. Pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro.
Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo ele deve ser abandonado. Mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, se afaste dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo. Afaste-se por pelo menos 10 metros do local da queda do fio.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, no telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. (Da redação)