Sorocaba
Rede municipal recebe 62 mil alunos amanhã
Aumento do fluxo de veículos exige mais atenção dos motoristas
As escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba recebem, amanhã (5), cerca de 62 mil alunos para um novo ano letivo. Para 2024, a Prefeitura está providenciando kits de materiais e conjuntos de uniformes para todos os estudantes.
Algumas escolas particulares já retornaram suas atividades na última semana de janeiro. Já a rede estadual deve começar o ano letivo no dia 15 de fevereiro, após o feriado de Carnaval. De acordo com o levantamento da Diretoria Regional de Ensino, são 52,7 mil estudantes matriculados, sendo 32,3 mil no ensino fundamental e 19,4 mil no ensino médio.
Em Sorocaba, o ano letivo nas escolas municipais se estende até o dia 19 de dezembro, com o recesso de meio de ano previsto para o período de 15 a 26 de julho. Para atender a demanda por vagas, a Prefeitura está construindo mais 15 escolas. Duas novas unidades começaram a funcionar no ano passado.
Nas escolas estaduais, o ano letivo - dividido em quatro bimestres -, termina no dia 17 de dezembro. Nesta rede o recesso está agendado para o período de 8 a 26 de julho.
Conforme preconizado pela Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os estudantes precisam cumprir, no mínimo, 200 dias letivos de quatro horas diárias, totalizando 800 horas anuais.
Trânsito
Com o retorno de mais de 121,9 mil alunos até meados de fevereiro -- incluindo a rede estadual --, o fluxo de veículos nas ruas de Sorocaba deve aumentar consideravelmente. A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que os agentes de trânsito irão realizar operações contínuas de monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego de veículos próximo às escolas, com maior ênfase ainda nos locais de grande fluxo.
As ações incluem o reforço da comunicação sobre a necessidade da obediência às regras de trânsito e quanto ao uso das vagas de estacionamento, tanto aquelas para uso do transporte escolar como as especiais, destinadas a pessoas com deficiência, sobretudo, por parte dos responsáveis que vão buscar os filhos nas unidades de ensino. A Semob explica que em caso de irregularidades, os infratores serão autuados imediatamente. (Da Redação)