Sorocaba
Gpaci recebe solidariedade da população após os estragos causados pelo temporal
Comunidade e policiais passaram o sábado recuperando a sede do hospital; outros atenderam imediatamente ao pedido de doações
Mais de 100 pessoas não hesitaram em lavar, varrer, passar pano, enxugar e limpar, durante todo o sábado (20), a sede do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci). O espaço sofreu muito com a água que invadiu o hospital durante a madrugada, sobretudo após o transbordamento do córrego da Água Vermelha, que corta a avenida Barão de Tatuí, na zona sul de Sorocaba.
A água subiu rapidamente, causando grandes prejuízos. Os setores impactados incluem recepção, odontologia, quimioterapia, consultórios médicos, farmácia, nutrição e dietética, serviço de imagem e diagnóstico, refeitório, brinquedoteca, lavanderia e almoxarifado, entre outros localizados na pavimento térreo do edifício.
Os danos mais significativos são a perda de medicamentos de alto custo, quimioterápicos, materiais hospitalares, produtos de higiene, limpeza, rouparia, além dos prejuízos nos equipamentos como tomografia, ultrassonografia, radiologia, câmaras de medicamentos, refrigeradores, computadores e servidor de sistema integrado. A quantificação dos estragos não foi calculada ainda. Ela deve ser feita nos próximos dias.
Os elevadores e as centrais de ar medicinal e oxigênio também foram danificados. Devido aos estragos, a diretoria do hospital optou por suspender os atendimentos eletivos agendados para a próxima semana.
Como havia previsão de alto volume de chuva novamente para hoje (21), de acordo com o alerta da Defesa Civil, uma das medidas preventivas tomadas pela equipe foi levar todos os móveis e equipamentos que estavam no térreo para andares superiores. Dessa maneira, caso a água invada o espaço novamente, os danos tendem a ser menores.
Solidariedade
“Neste momento desafiador, solicitamos o apoio e compreensão de todos, pois alguns serviços de assistência estão temporariamente prejudicados. O Gpaci necessitará de apoio financeiro para recuperar todas as perdas e conta com a solidariedade da comunidade”, pediu o hospital, por meio de nota, nas primeiras horas da manhã de ontem (20).
E a população não hesitou em atender ao pedido. De acordo com a diretoria do Gpaci, foram centenas de doações ao longo do dia, incluindo alimentos e itens de higiene. Outros hospitais da cidade também teriam se colocado à disposição. “Toda a ajuda foi essencial, ficamos muito felizes com a mobilização do pessoal”, comentou Pedro Felipe, assessor da diretoria do Gpaci.
As contribuições financeiras ao Gpaci podem ser feitas por meio de Pix, utilizando o CNPJ 50.819.523/0001-32 como chave. Também é possível levar doações pessoalmente ao hospital, que está localizado na rua Coronel José Pedro de Oliveira, 678, no Jardim Faculdade. Ainda é possível colaborar por meio do link: www.gpaci.org.br/quero-doar. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da instituição, o (15) 21016555.
Governador
O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou de uma chamada de vídeo com a coordenadora e diretora do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), ontem (20). Durante a conversa, Tarcísio afirmou que ajudará o hospital e a cidade de Sorocaba.
Ainda na manhã de ontem (20), a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) coordenou uma ação de recuperação no Gpaci. Uma equipe formada por 40 policiais militares e bombeiros, além de voluntários da Escola de Soldados, realizou a limpeza e fez a desobstrução de alas do hospital, descarte de materiais e recuperação para que as áreas estejam em condições de uso no menor tempo possível. O grupo também se mobilizou para levar garrafões de água para o hospital. Segundo a Polícia Militar, apesar dos estragos, não houve vítimas. (Thaís Marcolino e Virgínia Kleinhappel Valio)
Galeria
Confira a galeria de fotos