Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura decreta Emergência após recorde de precipitação

Cidade registrou o maior volume de precipitações do Estado, totalizando 148 mm em aproximadamente duas horas

20 de Janeiro de 2024 às 11:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Trecho da avenida Dom Aguirre amanheceu completamente alagada na manhã deste sábado (20)
Trecho da avenida Dom Aguirre amanheceu completamente alagada na manhã deste sábado (20) (Crédito: Cortesia)

Prefeitura decreta Emergência após recorde de precipitaçãoAs estações pluviométricas não registravam um volume de chuva tão alto desde 1981, de acordo com levantamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba. Foram mais de 140mm em duas horas. Diante disso, o prefeito Rodrigo Manga assinou decreto no qual coloca a cidade em Situação de Emergência Pública. A medida foi publicada em edição especial do jornal do munícipio de ontem (20). Durante o dia, nas suas redes sociais, o chefe do Executivo chegou a anunciar que decretaria Estado de Calamidade Pública.

Entre as medidas anunciadas pelo governo estão: funcionamento ininterrupto de sete Casas do Cidadão (Paço Municipal, Jardim Ipiranga, Itavuvu, Ipanema, Brigadeiro Tobias, Vila Hortência e Éden) para que sejam usadas como bases de apoio às equipes de socorro e atendimento à população em situações de emergência.

Cada unidade terá uma equipe de servidores atuando, tendo à frente um secretário municipal, que deverá se reportar à Defesa Civil e ao Executivo Municipal, que terão como base de comando a sede da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu).

Pelas redes sociais, o Fundo Social de Solidariedade pediu a colaboração de toda a população para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas. Os munícipes podem ajudar doando produtos de limpeza, higiene pessoal, água potável e alimentos não perecíveis. A doação pode ser feita presencialmente no Espaço Solidário, localizado na avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. O local funciona 24 horas. Para obter outras informações ligue para (15) 3238-2503 ou (15) 99108-4462 -- WhatsApp.

A Defesa Civil Estadual informou que está destinando ajuda humanitária ao município. Na noite de ontem (20) foram enviados 182 cestas básicas, 182 kits de higiene, 182 kits de limpeza, 182 kits de limpeza avulsos e 239 kits dormitório e colchões.

Leia mais - Chuva forte causa alagamentos e transtornos; uma pessoa morreu

Assista ao vídeo: