Sorocaba
Mortes no trânsito caem 4% na região de Sorocaba
Infosiga apontou 414 óbitos no ano passado ante 430 em 2022
A região de Sorocaba teve redução de 4% no número de mortes no trânsito em 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Segundo os dados do Infosiga SP -- sistema do governo estadual gerenciado pelo programa Respeito à Vida e coordenado pelo Detran-SP --, entre janeiro e dezembro do ano passado foram registrados 414 óbitos, ante 430 em igual período do ano anterior. Além disso, o levantamento aponta quedas significativas das fatalidades em três tipos de ocorrências no mesmo intervalo comparativo: 30% nos casos que envolveram bicicletas; 11% com pedestres e 2% com motociclistas.
Em números absolutos, os óbitos em acidentes envolvendo bicicletas caiu de 30 em 2022 para 21 no ano passado. Entre os acidentes com motocicletas, as fatalidades se reduziram de 176 para 172 no mesmo termo de comparação.
Alta de 11%
Na contramão dessa tendência de queda, estão os sinistros fatais com automóveis na região, que apresentaram alta de 11% no período. Foram 105 fatalidades em 2023 e 95 em 2022.
De janeiro a dezembro de 2023, foram registrados ainda 12.350 acidentes com vítimas não fatais na região de Sorocaba, o que significa um aumento de 6% na comparação com o mesmo período de 2022, quando ocorreu 11.690 ocorrências do tipo.
Entre os municípios que compõem a região de Sorocaba, dois apresentaram destaque na redução nos indicadores de mortalidade no trânsito em 2023, na comparação com 2022. No acumulado de janeiro a dezembro, Itu apresentou queda de 38%, enquanto em Tatuí os óbitos diminuíram 19%.
Itapetininga, por sua vez, registrou queda de 8% nos índices de sinistros com vítimas não fatais, em dezembro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022.
No Estado
Em todo o Estado de São Paulo, os dados do Infosiga apontam para uma queda de 1,5% no número de óbitos no trânsito em relação a 2022. Foram 5.420 mortes registradas entre janeiro e dezembro do ano passado, contra 5.500 fatalidades no mesmo período de 2022.
Entre os últimos indicadores, os destaques vão para as quedas de óbitos nos modais automóveis, bicicletas e pedestres no ano de 2023, em comparação com 2022.
No caso dos automóveis, a redução é de 6,4% no período -- de 1.320 óbitos em 2022 para 1.236 em 2023. Ciclistas seguem como o grupo com a segunda maior redução nos índices -- 352 fatalidades em 2023, contra 369 em 2022 --, ou seja, queda de 4,6%. Por fim, o modal pedestres teve uma redução de óbitos no trânsito de 2,9%: de 1.270 em 2022 para 1.233 no ano passado.
As motocicletas continuam sendo o modal com maior índice de mortalidade no trânsito estadual. As mortes em sinistros envolvendo motocicletas registraram aumento de 5,1% no fechamento de 2023. Foram 2.145 casos em 2022, número que evoluiu para 2.254 no ano passado. (Da Redação)