Sorocaba
Jardim Botânico sofre com falta de manutenção
Mato alto e plantas ressecadas são alguns dos problemas constatados pelos visitantes

Um breve passeio pelo Jardim Botânico Irmãos Vilas Boas, em Sorocaba, é suficiente para perceber que o lugar não está mais em seus melhores dias. A estrutura física do espaço está razoavelmente preservada, no entanto, os visitantes reclamam que a manutenção deixa muito a desejar. Embora haja jardineiros trabalhando no local, o lugar apresenta mato alto, espécimes ressecados e outros problemas que conferem ao local aspecto de abandono e falta de capricho. Em nota, a Prefeitura afirmou que a revitalização do Jardim Botânico “é prioridade”.
Inaugurado em 2014, o local é um dos cartões postais de Sorocaba. Dentro e ao redor do Palacete de Cristal, o principal edifício revestido por vidros, erguido bem ao centro do parque, há jardins de temas variados, como Cerrado, floresta tropical e jardim japonês. Atrás do Palacete está o recinto destinado ao jardim árido, coberto por uma lona de plástico que se desfez recentemente, formando uma bolsa de água da chuva, propícia para proliferação de mosquitos.
Os visitantes também perceberam falta de cuidado no manejo das plantas. Na tarde de terça-feira (16), uma família do Paraná, que veio a Sorocaba visitar um parente, “turistava” pelo local. Vendedora, Erica Suzan Merci de Assis, de 34 anos, estava com o marido Wellington e o casal de filhos. Eles procuraram na internet lugares da cidade para visitar e escolheram o Jardim Botânico pela paisagem natural. Mas, Erica lamentou que, apesar de bonito, o local parecia abandonado.
O mesmo foi relatado pelo votorantinense Elson Barbosa, de 60 anos, que passeava com seu neto Ian Miguel. Era a primeira vez deles no local. “Tem muitas coisas que dá para melhorar. Precisa cuidar da trilha, cortar o mato, está meio largado”, observou o menino, de 8 anos. Elson completou dizendo que pode haver bichos em meio ao mato alto das trilhas, representando perigo aos visitantes.
No jardim sensorial, algumas plantas medicinais estão secas e as boas quase não aparecem. Além disso, a maioria das placas de identificação das espécies está quebrada. A comerciante Francielle Luzia de Souza, de 35 anos, levou o enteado, Davi da Gama, de 9 anos, para conhecer o lugar. Ela lembra que no passado o Jardim Botânico era mais cuidado. “Eu venho aqui desde sempre, gosto muito das árvores e do ar puro, mas antes era mais bonito. Tem que dar uma ‘cuidada’ melhor. Está bonito ainda, mas dá para melhorar”, disse.
Consertou
Após o Cruzeiro do Sul expor o problema à administração municipal, os funcionários do Jardim Botânico esticaram devidamente a lona que estava caída. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), disse ainda que o jardim árido, atrás do Palacete, abriga as plantas de forma temporária, pois está nos planos da atual gestão entregar um novo espaço com cerca de 1.300 plantas de diversas espécies de cactos e suculentas.
Sobre o mato alto, a Sema garantiu que a roçagem será feita “já na semana que vem”, mas alertou que “há diferentes espécies da flora que, pelo seu aspecto, podem confundir os visitantes”. Como exemplo, citou o “Capim dos Pampas”, que possui características de mato comum. Com relação às plantas em geral, disse que elas são devidamente cuidadas pelos funcionários e substituídas, quando necessário.
O comunicado destacou também as obras que já foram feitas no Jardim Botânico em 2023, como a reforma do piso do mezanino do Palacete de Cristal, a construção de novos banheiros para os visitantes e a pintura da sede administrativa e da portaria.
“As próximas etapas contemplam todas as solicitações mencionadas pelos munícipes na reportagem, além de outras identificadas pelas equipes da Sema e que serão executadas o mais breve possível, entregando esse, que é um importante centro de conservação da biodiversidade e um dos principais cartões-postais da cidade, do jeito que a população deseja e merece”, finalizou a nota. (Luís Pio - Programa de Estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos