Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tragédia

Picada de escorpião mata bebê de um ano em Sorocaba

Prefeitura vistoria local do incidente e intensifica fiscalização de terrenos e descarte de lixo

15 de Janeiro de 2024 às 18:27
Wilma Antunes [email protected]
Caso encontrado, escorpião deve ser morto ou levado à Zoonoses. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (19/3/2008)
Picada de escorpião mata bebê de um ano em Sorocaba (Crédito: Caso encontrado, escorpião deve ser morto ou levado à Zoonoses. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (19/3/2008))

Um bebê de apenas um ano morreu no último sábado (13) após ser vítima de uma picada de escorpião, no Jardim Santa Esmeralda, zona norte de Sorocaba. Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a criança foi prontamente atendida pelo Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), referência no tratamento de acidentes envolvendo animais peçonhentos, mas não resistiu, chegando à unidade em estado grave. O velório e o sepultamento da criança foram realizados na manhã de domingo (14).

Em resposta a essa ocorrência, a SES destacou a importância de a população buscar assistência imediata em casos de acidentes com animais peçonhentos. A pasta destaca a existência de 220 Pontos Estratégicos de Soro Antiveneno (PESAs) em todo o Estado de São Paulo, estrategicamente distribuídos para agilizar o atendimento, especialmente em situações envolvendo crianças com até 10 anos.

Já a Prefeitura de Sorocaba informou que o local do incidente é uma Área de Preservação Permanente (APP). Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) foram enviadas para vistoria e para tomar as providências necessárias, respeitando as questões ambientais.

Ainda conforme a municipalidade, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) registrou, apenas em 2023, 2.472 intimações e 483 multas relacionadas à limpeza de terrenos particulares, além de 346 intimações e 20 multas por descarte irregular de lixo e entulho. A Zoonoses também enviará equipes ao local para conscientizar os moradores sobre os riscos do descarte inadequado de resíduos.

Orientações

O Executivo Municipal orienta a população sobre os cuidados em caso de picada de escorpião. O atendimento médico imediato é fundamental e pode ser feito em qualquer unidade de saúde do município, seja nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Prontos Atendimentos (PAs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Lá, o médico avaliará a gravidade do caso e, se necessário, encaminhará o paciente para o CHS, que é referência no tratamento com soro antiescorpiônico. As crianças com menos de 10 anos devem ser levadas diretamente para o CHS.

Para eliminar um escorpião, a recomendação é usar um objeto e manter distância da mão e do animal, que só pica quando se sente ameaçado. A Zoonoses pode ser acionada pelo telefone 156, pelo site da Prefeitura ou pelas Casas do Cidadão, para registrar a ocorrência e tomar as medidas cabíveis. (Wilma Antunes)