Sorocaba
Imagem que apareceu na Capela Senhor do Bonfim emociona fiéis
Traços semelhantes ao rosto de João de Camargo surgiram na parede
O reflexo da luz na parede da Capela Senhor do Bonfim, em Sorocaba, chamou a atenção dos fiéis durante o primeiro terço do ano, celebrado no último domingo (7). O motivo para tanto interesse é a semelhança dos reflexos com o rosto de João de Camargo, religioso considerado santo popular, milagreiro e dotado de forte liderança negra em Sorocaba. Conforme registros históricos, João de Camargo é também fundador da igreja, que recebeu o tombamento em 1995 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico da cidade.
A capela atrai devotos de diversas cidades do País em seus tradicionais terços, realizados aos domingos. Foi um dos frequentadores habituais, Laércio Toledo Lopes, de 64 anos, e sua esposa Maria de Fátima Silva, 58, moradores de Indaiatuba, que perceberam a imagem de João de Camargo na parede atrás do altar. O casal, acostumado a participar dos terços conduzidos por Dilmar Nitheroy, colaborador da capela, foi quem observou pela primeira vez o fenômeno.
Laércio, ao relatar a experiência à reportagem, admitiu que, inicialmente, pensou estar “vendo coisas”, mas não conseguia desviar os olhos da projeção. Diante da dúvida, decidiu capturar a imagem em uma foto para compartilhar com a esposa. Maria de Fátima, ao analisar a foto ao final do terço, também afirmou ter reconhecido a imagem de João de Camargo. A descoberta emocionou o casal, que imediatamente enviou a imagem para Dilmar.
Para ele, essa visão foi uma bênção. A família, segundo Laércio, costuma fazer orações buscando proteção. “Quantas pessoas passam por ali [na capela] e não observam. Eu me senti abençoado e muito grato. Todas as manhãs, eu rezo e oro. Agradeço e peço muita proteção”, acrescentou.
Escolhido de Nhô João
Dilmar, que atua na capela por quase 17 anos, também ficou muito emocionado. Ele revelou que, nos últimos dias de vida de Nelson Ciconello, devoto que oferecia atendimento espiritual na capela, o ancião indicava que Dilmar seguiria seus passos e o substituiria. Para ele, essa predição já era um sinal de João de Camargo. “O que aconteceu é um milagre, e muitos milagres acontecem durante os terços. É a prova de que ele está aqui”, conclui.