Sorocaba
Com 6 milhões de refeições servidas, Bom Prato tem mais do que alimento
O Bom Prato de Sorocaba já serviu mais de seis milhões de refeições desde a sua inauguração, em 2006. Somente em 2023, foram cerca de 380 mil. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) do Estado de São Paulo, coordenadora do programa. A iniciativa tem como objetivo oferecer comida a um preço acessível para a população em situação de vulnerabilidade social. Um segundo restaurante está previsto para ser inaugurado na cidade neste ano, mas a pasta não informou os detalhes.
Administrada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Centro Social São Camilo, a unidade do município fornece 1,3 mil almoços a R$ 1,00, de segunda a sexta-feira, por ordem de chegada. “Esgota todos os dias”, informou Elda Marise dos Santos, de 58 anos, nutricionista responsável pelo restaurante, referindo-se às refeições. Os portões são abertos às 10h30, exclusivamente para idosos, gestantes, mães com crianças de colo e pessoas com deficiência (PcDs). Em seguida, às 11h, é liberada a entrada do público em geral. O encerramento das atividades ocorre por volta das 14h. Os pratos podem ser montados com arroz, feijão, salada, legumes, uma proteína, farinha de mandioca, pão, suco e sobremesa (doce ou fruta).
Além do almoço, também são servidos 300 cafés da manhã, por R$ 0,50, das 7h às 9h. O cardápio é composto de café com leite, achocolatado, chá ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta.
Em datas comemorativas, como Páscoa, Natal e Ano Novo, o restaurante oferece refeições especiais.
Público variado
Para garantir a alimentação, muita gente chega horas antes da abertura do refeitório. Duas filas se formam do lado de fora -- uma de grupos prioritários e outra do público geral. Nelas, é possível observar jovens, pessoas mais velhas e famílias. A percepção vai ao encontro com a informação da Seds de que, atualmente, o perfil dos frequentadores é variado, não se restringindo a pessoas em vulnerabilidade. A lista inclui aposentados, trabalhadores do entorno e entregadores, dentre outros. Segundo Elda, até mesmo estudantes universitários costumam se alimentar ali.
Ainda de acordo com a nutricionista, entre todos os públicos, pacientes e familiares de pessoas em tratamento no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) -- localizado nas proximidades do Bom Prato -- vindos de outros municípios são a maior parte dos usuários do serviço. Na sequência, vêm os idosos. Ela conta que a maioria das pessoas em idade avançada vive sozinha. Por isso, além de saciar a fome, muitas buscam alimento para a alma. “Eles (idosos) conversam, encontram amigos, brincam, para afastar a solidão de ficar sozinhos dentro de casa”.
Socialização, economia...
Socializar é justamente um dos motivos pelos quais o casal de aposentados Maria Conceição de Sousa, de 69 anos, e Aparecido de Sousa, de 76 anos, vai ao Bom Prato todos os dias, há 17 anos. Moradores do Parque São Bento, na zona norte de Sorocaba, eles tomam café de manhã e almoçam no local. Maria diz que, antes de começar a frequentar o restaurante, convivia com uma tristeza profunda. Mas, após se tornar cliente, os sentimentos negativos passaram, principalmente, devido às várias novas amizades feitas lá. “A gente deixa a tristeza de lado aqui”, falou.“É um lugar de paz”.
Já Aparecido aponta a economia como mais um ponto positivo. Por morar somente com a esposa, acredita ser mais barato se alimentar no restaurante do que cozinhar diariamente. Ele considera viável até mesmo o esforço de sair de casa 1h30 antes da abertura do local e de pegar três ônibus para chegar até lá. “Vale a pena”, assinalou.
A aposentada Maria Bonfim Guimarães da Cruz, de 69 anos, sai diariamente de Votorantim para almoçar no Bom Prato de Sorocaba, também com os objetivos de estar sempre perto das amizades firmadas ali e de poupar dinheiro. Como vive com uma filha que, por ser enfermeira, costuma ficar longos períodos fora de casa, para evitar se sentir sozinha, ela repete essa rotina desde a inauguração da unidade. “Aqui, eu tenho companhia para conversar, rir. O pessoal gosta de mim”, comentou, enquanto ganhava uma maçã de um amigo.
Na avaliação da freguesa, a qualidade da comida é outro aspecto favorável. “É balanceada, não é muito salgada”, justificam.
O Bom Prato de Sorocaba está localizado na rua dos Andradas, 115, Jardim Faculdade. (Vinicius Camargo)
Galeria
Confira a galeria de fotos