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Sorocaba

Procon recebe recorde de reclamações com liderança de bancos e telefônicas

As empresas que mais receberam queixas e denúncias atuam nas áreas bancária, com um total de 4.900 reclamações

12 de Janeiro de 2024 às 23:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Empréstimos indevidos e contas de telefone acima do valor contratado foram maioria entre as 25.656 reclamações registradas em Sorocaba no ano passado
Empréstimos indevidos e contas de telefone acima do valor contratado foram maioria entre as 25.656 reclamações registradas em Sorocaba no ano passado (Crédito: ARQUIVO / JCS)

 

O Procon Sorocaba bateu recorde de atendimentos em 2023 e o número de reclamações registradas pelos consumidores contra empresas aumentou 21,85% em relação ao ano anterior (2022). Foram 25.656 reclamações no ano passado contra 21.055 em 2022, ou seja, 4.601 a mais.

Segundo o Procon Sorocaba, as empresas que mais receberam queixas e denúncias atuam nas áreas bancária, com um total de 4.900 reclamações, e de telefonia (960). As principais reclamações dos consumidores referem-se ao desconto de empréstimo indevido e a fatura de telefone com valor maior do que o contratado. Já em 2021, o número de reclamações registradas no órgão de defesa do consumidor da cidade totalizou 23.900.

De acordo com o Procon Sorocaba, em geral, as reclamações que os consumidores levam ao órgão referem-se à má qualidade de produtos ou serviços, defeitos e falta de segurança (sobretudo relacionados a eletroeletrônicos, veículos, brinquedos etc.), assim como cobrança de taxa indevida ou dúvidas sobre cobrança de serviços, além de propaganda enganosa ou não cumprimento de oferta anunciada. “A quantidade de atendimentos em 2023 é recorde, decorrente da intensificação do serviço por meio do Procon Móvel e também em todas Casas do Cidadão”, destaca a instituição.

Reclamações solucionadas

Ainda conforme o órgão, o índice de casos resolvidos pelo Procon Sorocaba, em 2023, foi de aproximadamente 80% do total recebido. Em números absolutos, significa que mais de 20 mil conflitos foram solucionados.

Nos casos de reclamações contra bancos e empresas de telefonia, por exemplo, o órgão informa que notifica as empresas e encaminha para processo administrativo. “Se a situação não se resolver, ocorre audiência de conciliação, tendo a possibilidade de multa à empresa, desde que constatada a irregularidade”, explica o Procon Sorocaba.

Unidade móvel do Procon amplia atendimento  - ARQUIVO / JCS
Unidade móvel do Procon amplia atendimento (crédito: ARQUIVO / JCS)

Os consumidores que necessitarem de atendimento do Procon Sorocaba para esclarecimento de dúvidas, solicitação de orientações ou fazer eventuais denúncias, podem entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99198-2958 ou pelo site https://procon.sorocaba.sp.gov.br/.

A sede do órgão municipal fica na avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Também é possível encaminhar os casos no Procon Móvel, unidade volante do órgão que segue uma agenda semanal de atendimentos, em diferentes pontos da cidade.

Operações

Além de verificar as reclamações dos consumidores, o Procon Sorocaba também realiza operações de fiscalização, de acordo com denúncias e em datas comemorativas, quando o volume de compras se intensifica. Em 2023, grande parte das fiscalizações ocorreu em postos de combustíveis e agências bancárias.

“Houve a implementação do Feirão Limpa Nome, uma iniciativa em linha com o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do Governo Federal, no mês de outubro. O Procon ainda promoveu mutirões de renegociação de dívidas e débitos bancários e monitoramento de preços, por exemplo, nos períodos que antecederam a Black Friday e o Natal”, informa a instituição. (Ana Claudia Martins)

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