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Sorocaba

Atendimento na Casa do Cidadão da av. Ipanema gera reclamação

De acordo com relatos de usuários, funcionários estariam insistindo na exigência de agendamento

11 de Janeiro de 2024 às 23:01
Vanessa Ferranti [email protected]
Usuários reclamam da obrigação de agendamento prévio
Usuários reclamam da obrigação de agendamento prévio (Crédito: VANESSA FERRANTI (11/1/2023))

A população de Sorocaba que depende da Casa do Cidadão da avenida Ipanema reclama da qualidade do atendimento oferecido na unidade. Uma das principais queixas é referente à obrigação de realizar agendamento prévio para acessar os serviços. Na semana passada, após a implementação do sistema de atendimento por agendamento nas Casas do Cidadão Zeladoria, a Prefeitura mudou a orientação e comunicou que os cidadãos que necessitassem de atendimento poderiam comparecer a uma das oito unidades de forma espontânea. Entretanto, de acordo com relatos dos usuários, os funcionários estariam insistindo na exigência desse agendamento, o que tem gerado descontentamento entre os frequentadores.

Sobre o caso, a Prefeitura de Sorocaba destaca estar em fase de implantação da gestão compartilhada. “Todas as oito unidades continuam atendendo de forma espontânea, durante o mês de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, além dos demais canais disponibilizados para agendamentos”, informou o município por meio de nota enviada à redação.

Telma Scudeler, de 55 anos, mora na Vila Olímpia e solicita na Prefeitura a troca de uma lâmpada da rua em que mora. O problema ocorreu em 19 de dezembro, desde então, ela tenta solicitar o serviço na Casa do Cidadão e não consegue. Na última quarta-feira (10), a microempresária foi três vezes até o local e não foi atendida. Ela conta que precisou fazer o agendamento e voltar na quinta-feira (11). “Me informaram que eu deveria baixar o aplicativo, depois pedir uma data para ser atendida, sendo que eu já estava aqui e poderia ser atendida”, ressaltou.

Além disso, Scudeler informa que em uma das tentativas de resolver o problema, foi orientada a procurar a CPFL. Ela foi até a companhia de energia, mas a solicitação não seria realizada no local e precisou retornar à Casa do Cidadão. Já nesta quinta-feira (11), com o agendamento em mãos, ela foi atendida e a solicitação para a troca da lâmpada aberta. “Poderiam ter feito isso antes e não fizeram. Estou pedindo um serviço público e é essa burocracia”, declarou.

Assim como Telma, Ivone Paezani, de 66 anos, foi até a unidade da avenida Ipanema para resolver um problema com contas de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Ela chegou a receber uma explicação sobre a sua queixa na recepção, mas não foi atendida em um dos guichês, pois não tinha agendamento. “Eu não sabia que tinha que agendar, eu vim direto aqui e eles falaram que tinha que agendar. Isso complica mais ainda, porque até agendar e a gente ter que fazer a reclamação, demora mais”, declarou a aposentada.

Mudança

No fim do ano passado, a Prefeitura de Sorocaba anunciou um novo modelo de atendimento para as Casas do Cidadão. Com isso, a partir de 2024, para utilizar os serviços seria necessário realizar um agendamento. Apenas as unidades Nogueira Padilha, Éden e Brigadeiro Tobias seguiriam com o atendimento por ordem de chegada.

A iniciativa não agradou os munícipes e, após uma série de reclamações, a medida foi adiada. Segundo a Prefeitura, durante o mês de janeiro e primeira quinzena de fevereiro, quem necessitar dos serviços pode comparecer a uma das oito unidades de maneira espontânea. “As equipes que prestam serviço nas unidades estão sendo devidamente orientadas sobre o atendimento espontâneo e presencial”, afirma a Prefeitura.

A opção de agendamento também continuaria disponível e poderia ser feita por meio dos totens de autoatendimento existentes em todas as unidades, pelo site www.casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar ou aplicativo Casa do Cidadão. (Vanessa Ferranti)