Sorocaba
Atendimento na Casa do Cidadão da av. Ipanema gera reclamação
De acordo com relatos de usuários, funcionários estariam insistindo na exigência de agendamento

A população de Sorocaba que depende da Casa do Cidadão da avenida Ipanema reclama da qualidade do atendimento oferecido na unidade. Uma das principais queixas é referente à obrigação de realizar agendamento prévio para acessar os serviços. Na semana passada, após a implementação do sistema de atendimento por agendamento nas Casas do Cidadão Zeladoria, a Prefeitura mudou a orientação e comunicou que os cidadãos que necessitassem de atendimento poderiam comparecer a uma das oito unidades de forma espontânea. Entretanto, de acordo com relatos dos usuários, os funcionários estariam insistindo na exigência desse agendamento, o que tem gerado descontentamento entre os frequentadores.
Sobre o caso, a Prefeitura de Sorocaba destaca estar em fase de implantação da gestão compartilhada. “Todas as oito unidades continuam atendendo de forma espontânea, durante o mês de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro, além dos demais canais disponibilizados para agendamentos”, informou o município por meio de nota enviada à redação.
Telma Scudeler, de 55 anos, mora na Vila Olímpia e solicita na Prefeitura a troca de uma lâmpada da rua em que mora. O problema ocorreu em 19 de dezembro, desde então, ela tenta solicitar o serviço na Casa do Cidadão e não consegue. Na última quarta-feira (10), a microempresária foi três vezes até o local e não foi atendida. Ela conta que precisou fazer o agendamento e voltar na quinta-feira (11). “Me informaram que eu deveria baixar o aplicativo, depois pedir uma data para ser atendida, sendo que eu já estava aqui e poderia ser atendida”, ressaltou.
Além disso, Scudeler informa que em uma das tentativas de resolver o problema, foi orientada a procurar a CPFL. Ela foi até a companhia de energia, mas a solicitação não seria realizada no local e precisou retornar à Casa do Cidadão. Já nesta quinta-feira (11), com o agendamento em mãos, ela foi atendida e a solicitação para a troca da lâmpada aberta. “Poderiam ter feito isso antes e não fizeram. Estou pedindo um serviço público e é essa burocracia”, declarou.
Assim como Telma, Ivone Paezani, de 66 anos, foi até a unidade da avenida Ipanema para resolver um problema com contas de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Ela chegou a receber uma explicação sobre a sua queixa na recepção, mas não foi atendida em um dos guichês, pois não tinha agendamento. “Eu não sabia que tinha que agendar, eu vim direto aqui e eles falaram que tinha que agendar. Isso complica mais ainda, porque até agendar e a gente ter que fazer a reclamação, demora mais”, declarou a aposentada.
Mudança
No fim do ano passado, a Prefeitura de Sorocaba anunciou um novo modelo de atendimento para as Casas do Cidadão. Com isso, a partir de 2024, para utilizar os serviços seria necessário realizar um agendamento. Apenas as unidades Nogueira Padilha, Éden e Brigadeiro Tobias seguiriam com o atendimento por ordem de chegada.
A iniciativa não agradou os munícipes e, após uma série de reclamações, a medida foi adiada. Segundo a Prefeitura, durante o mês de janeiro e primeira quinzena de fevereiro, quem necessitar dos serviços pode comparecer a uma das oito unidades de maneira espontânea. “As equipes que prestam serviço nas unidades estão sendo devidamente orientadas sobre o atendimento espontâneo e presencial”, afirma a Prefeitura.
A opção de agendamento também continuaria disponível e poderia ser feita por meio dos totens de autoatendimento existentes em todas as unidades, pelo site www.casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar ou aplicativo Casa do Cidadão. (Vanessa Ferranti)