Sorocaba
Furto de veículos subiu 24% em Sorocaba no ano passado
Foram registrados 1.604 furtos e 367 roubos de carros e motos em 2023

O número de furtos de veículos na cidade de Sorocaba em 2023 aumentou 24% em relação ao ano anterior. Foram registradas 1.604 ocorrências, contra 1.285 em 2022. No caso dos roubos de veículos (mediante ameaça ou violência), os dados apontam aumento de 9%, com 367 casos em 2023; em 2022, foram 335. Abril, novembro e dezembro de 2023 foram os meses com mais casos de furtos e roubos na cidade.
De acordo com o balanço, a Polícia Militar de Sorocaba recuperou 852 veículos furtados ou roubados. A corporação também abordou 141.615 pessoas, prendeu 738 e apreendeu 54 armas e 598 quilogramas de drogas na cidade.
O Manual de Auto Proteção da Polícia Militar do Estado de São Paulo traz algumas orientações aos motoristas, como habituar-se a dirigir com os vidros fechados e portas travadas, principalmente durante as paradas; e evitar usar joias, como correntes, relógios, anéis, braceletes, quando estiver dirigindo. A PM orienta também que o motorista equipe o automóvel com dispositivos que dificultem a ação de criminosos, como trava mecânica de pedais e volante, interruptores elétricos e de combustível, além de alarmes. A corporação explica que os ladrões procuram sempre os carros mais fáceis, nas melhores situações para efetuarem o roubo ou furto.
Outra orientação é não parar o veículo para auxiliar outros motoristas em locais isolados, mal iluminados e tarde da noite. No caso de parecer ser algum acidente, a Polícia Militar deve ser acionada. Nos casos em que o motorista perceber que está sendo seguido, a corporação recomenda agir com naturalidade, evitar áreas residenciais, isoladas e vias de pouca circulação de veículos e dirigir-se ao posto policial mais próximo ou, até mesmo, centros comerciais e postos de gasolina, para então, pedir ajuda.
É importante, também, evitar transitar com objetos visíveis no veículo que despertem a atenção, como bolsas, jaquetas e óculos de sol. A recomendação é deixar esses objetos dentro do porta-malas. Ao estacionar, feche inteiramente o seu carro, mesmo que seja por alguns minutos ou que esteja na garagem de sua casa ou edifício; estacione o veículo em garagens ou estacionamentos credenciados, mesmo que por pequenos instantes, evite deixá-lo na rua; procure estacionar o mais próximo possível de seu destino.
Evite permanecer no interior de um carro estacionado na via pública, pois esta é uma ótima oportunidade para a pessoa ser surpreendida. Se for realmente necessário, estacione em local que permita sua ampla visão para todos os lados e esteja alerta à aproximação de estranhos. Jamais confie as chaves de seu carro aos chamados “flanelinhas” ou a eventuais lavadores de automóveis, ainda que os conheça de vista. Há quadrilhas que se utilizam dessas pessoas para obterem cópias das chaves, que depois servirão para furtar o veículo. (Da Redação)