Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Chegou a hora de guardar a decoração de Natal

No dia 6 de janeiro, pela tradição católica, os enfeites de Natal, como a árvore, por exemplo, devem ser desmontados e guardados

05 de Janeiro de 2024 às 23:01
Luis Felipe Pio [email protected]
Data marca o encerramento do Ciclo Natalino e a revelação de Jesus aos povos
Data marca o encerramento do Ciclo Natalino e a revelação de Jesus aos povos (Crédito: ARQUIVO / JCS)

Depois que passa o Natal, fica a dúvida: quando é a hora de desmontar a árvore e guardar as outras decorações natalinas? A tradição católica tem a resposta: 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Reis, também conhecido como Epifania. O dia marca a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus. O frei Gilberto Piscitelli, da paróquia de Santo Antônio, em Sorocaba, explicou que a data simboliza a revelação de Jesus como o filho de Deus aos gentios, representados pelos Magos, e é considerada o encerramento da temporada de Natal.

“É uma simbologia importante para acreditar na manifestação de Deus. Pois é uma manifestação do bem, da paz, do amor, da benção para todas as pessoas e do perdão para todos. Os Três Reis daqueles três continentes conhecidos na época vieram e receberam essa manifestação de Jesus. É uma grande simbologia de que Deus abraça todos os povos no mundo todo”, disse o religioso.

Para a secretária administrativa Elaine Cristina de Matos, Natal é tempo de alegria. A família dela é católica e segue tradicionalmente os quatro domingos do Advento (preparação), começando no dia 3 de dezembro e seguindo até o Natal. Após o dia 6, Elaine também espera a missa de Epifania do Senhor para desmontar a decoração. “Nós desmontamos após o Dia de Reis. Mas, como somos católicos, esperamos também pela missa de Epifania do Senhor, que é celebrada no domingo após o dia 6”, disse.

“Ao desmontar fica até estranho, porque a gente passa mais de 30 dias com as decorações de Natal, a casa bem colorida! Depois, precisa embalar e encaixotar tudo. É um sentimento de renovação, de um novo tempo, de que será um ano melhor e, principalmente, de fé, de lembrar que tudo é possível. Esse é o sentimento que nutre nossa família”, resumiu Elaine. (Luís Pio - programa de estágio)