Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Parques abrem programação de férias

Zoológico, Parque da Água Vermelha e Jardim Botânico preparam série de atividades ambientais

05 de Janeiro de 2024 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Museu de Zoologia é a estrela no
O Museu de Zoologia é a estrela no "Quinzinho de Barros" (Crédito: ARQUIVO JCS (18/1/2020))

Uma programação gratuita de férias voltada para pais e filhos ocorrerá durante este mês em diversos parques de Sorocaba, como o Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, Água Vermelha “João Câncio Pereira” e Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

As atividades são promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

O objetivo é aproveitar a época de recesso escolar para ensinar a crianças e seus familiares um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão deles com a natureza e o lazer ao ar livre. Cada parque terá uma programação voltada a uma determinada faixa etária, com temas e propostas diferentes.

A ideia é proporcionar a todos um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertem para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente.

Zoológico Municipal

No Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a programação educativa de férias contará com duas atividades especiais: “Conhecendo o Museu de Zoologia” e “Conhecendo os animais idosos do Zoo”.

Na primeira, quem for ao Zoológico Municipal nos dias 13 e 20 de janeiro (sábados), das 9h às 12h30, poderá entrar no Museu de Zoologia e conhecer mais de perto seu acervo, composto por peças biológicas e animais taxidermizados (“empalhados”). A atividade tem como objetivo despertar a curiosidade sobre os animais e permitir aos visitantes perceberem que cada animal tem características únicas, de modo a sensibilizá-los para a conservação da biodiversidade.

O Museu de Zoologia do Zoo de Sorocaba, inaugurado em 1988, conta com cerca de mil peças. Durante a visita, as pessoas verão de perto algumas bastante curiosas ou raras, como o enorme crânio de hipopótamo (que muitos visitantes acham ser um dinossauro), o pequeno tamanduaí taxidermizado (que é a menor espécie de tamanduá existente) e a famosa barata gigante (que na verdade é um crustáceo, ou seja, parente do camarão).

Para a visita ao Museu de Zoologia, não há necessidade de inscrição, basta estar presente no dia, horário e local. Será permitida a entrada de 20 pessoas por vez e a participação será por ordem de chegada. A duração da visita é de cerca de 30 minutos.

Já na atividade “Conhecendo os animais idosos do Zoo”, que ocorrerá nos dias 20 e 27 de janeiro (sábados), o público que visitar o zoológico poderá ver como é o tratamento carinhoso e especial que os animais do “Quinzinho de Barros” recebem. O intuito é tornar o público mais próximo do Zoo, gerando identificação com os animais e sensibilizando para a proteção da natureza.

Os animais que estão na natureza, geralmente, vivem menos tempo do que aqueles que estão sob cuidados humanos nos zoológicos. Isso porque os animais dos Zoos estão livre de predadores, possuem abrigo, passam por cuidados médicos frequentes e recebem uma alimentação de qualidade e balanceada.

No Zoo de Sorocaba, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o macaco mandril, o hipopótamo e o elefante, que podem ser considerados “idosos”, porque sua idade está próxima ou, até mesmo, supera o tempo de vida que é estimado para outros indivíduos da mesma espécie.

A atividade ocorrerá em frente aos recintos das espécies em horários diferentes: às 9h30, o público poderá ver o elefante; às 10h30, os hipopótamos; e às 11h30, o macaco mandril. Para participar da atividade, o munícipe tem que estar presente no dia e horário, em frente ao recinto de cada espécie, sem necessidade de inscrição prévia.

A Sema também vai oferecer o curso de férias “Animazoo”, de terça (9) a sexta-feira (12), voltado a crianças e adolescentes de 9 a 13 anos, mas as inscrições se encerraram na última quinta-feira.

Parque da Água Vermelha

A Água Vermelha recebe o curso "Guardiões da Natureza" - ARQUIVO JCS (31/1/2019)
A Água Vermelha recebe o curso "Guardiões da Natureza" (crédito: ARQUIVO JCS (31/1/2019))

De 16 a 19 de janeiro, das 8h às 12h, a Sema e o Saae realizarão o curso de férias “Guardiões da Natureza”, voltado a crianças de 6 a 9 anos, que contará com teatro, oficinas, trilhas, brincadeiras, jogos, entre outras atividades especiais. Os pais ou responsáveis deverão inscrever as crianças, nos dias 12 e 13 de janeiro, das 8h30 às 12h30, no Parque da Água Vermelha, com um documento da criança.

O curso é promovido com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Consórcio Sorocaba Ambiental e do curso de odontologia da Faculdade Anhanguera Sorocaba. Tem como intuito proporcionar a conexão entre as crianças e também destas com a natureza. Além disso, visam apresentar a elas os chamados “guardiões da natureza”, que são todos aqueles que atuam para a conservação das florestas e áreas verdes, de diferentes formas, como no controle de pragas, plantio de árvores, proteção às florestas e às águas. Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.

Jardim Botânico

Também o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” preparou uma programação especial. A agenda “Férias no Jardim”, voltada a crianças de 8 a 10 anos, ocorre de 25 a 27 de janeiro. Os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição, a partir das 9h do dia 15 de janeiro, pelo link: http://tinyurl.com/feriasnojardim.

O objetivo é proporcionar o contato com a natureza por meio da realização de oficinas educativas e brincadeiras, além de ensinar conceitos importantes para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a importância da conservação ambiental.

O Jardim Botânico ensinará as crianças a fazer um jardim - ARQUIVO JCS (27/2/2023)
O Jardim Botânico ensinará as crianças a fazer um jardim (crédito: ARQUIVO JCS (27/2/2023))

Nesta edição, o “Férias no Jardim” ensinará aos participantes o que é preciso para construir um jardim exuberante e biodiverso, capaz de abrigar muitas formas de vida, proteger as águas, o solo, melhorar a qualidade do ar e o clima da cidade.

Em cada dia, serão realizadas atividades com temas diferentes. No dia 25 de janeiro, das 8h30 às 12h, a temática será “Cuidando da terra”. No dia 26, das 9h às 12h, será “Conhecendo as plantas”. Já no dia 27, das 9h às 12h, será “Convivendo com os animais”.

No dia 25 de janeiro, às 8h30, os pais participarão de uma reunião, momento em que também será lançado o projeto “Sementinhas”. Trata-se de uma ação continuada de educação ambiental e estímulo ao contato com a natureza, por meio de um canal de comunicação com os pais ou responsáveis das crianças, oferecendo propostas de atividades, jogos, brincadeiras, conteúdos educativos e organização de encontros nos parques da cidade.

Serão oferecidas 20 vagas para o “Férias no Jardim”, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Mais informações sobre a programação podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (15) 3219-2280. (Da Redação, com Secom Sorocaba)

SERVIÇO

Parque Zoológico Municipal - Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. De terça a domingo, das 9h às 17h. Ingressos de R$ 8 (Pessoas de 12 a 59 anos) e R$ 4 (crianças de 6 a 11 anos e estudantes). Crianças até 5 anos e idosos acima de 60 anos completos, pessoas com deficiência (e seu acompanhante, quando necessário) são isentos de pagamento.

Parque da Água Vermelha - Rua România, 150, no Jardim Europa. De terça a domingo, das 8h às 17h. Contato: (15) 3221-6643 e 3219-2280. Entrada Gratuita

Jardim Botânico - Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada é gratuita.

Galeria

Confira a galeria de fotos