Sorocaba
Sefaz-SP disponibiliza valores do IPVA 2024
Calendário de pagamento começa em 11 de janeiro
Os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo já podem conferir o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 nos terminais bancários de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, bastando informar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). Também é possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) (ipva.fazenda.sp.gov.br/IPVANET_Consulta/consulta.aspx).
É possível antecipar o pagamento em cota única, com desconto de 3%, em janeiro. A Sefaz-SP informa que essa opção é atrativa, pois apresenta um rendimento maior que o da poupança, por exemplo. Também em janeiro é a data para quem decidir pagar o tributo parcelado. É possível parcelar em até cinco vezes. O calendário de pagamento, pelo número final da placa do veículo, começa em 11 de janeiro.
Em 2024, o pagamento também pode ser via Pix, facilitando o recolhimento daqueles que não possuem contas abertas em agências bancárias tradicionais e preferem os bancos digitais. Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento. O QR code Pix tem validade de 15 minutos. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo. Ao ler o QR code com o aplicativo do banco (ou instituição de pagamento), deve aparecer a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.
Continuam valendo as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária. Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta o contribuinte utilizar o número do Renavam. É possível efetuar o pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito. (Da Redação)