Sorocaba
PTS desenvolve aplicativo para otimizar o tempo das empresas
Inteligência Artificial pode ser aliada no trabalho e na educação
Em um cenário marcado pela constante evolução tecnológica, 2023 se revelou como o ano da ascensão da Inteligência Artificial (IA). A tecnologia foi tema em diversas discussões, causou polêmica e teve avanços ao redor do mundo. Passou a ser usada com frequência em diversas áreas, desde a indústria até a saúde, sinalizando uma transformação na forma de viver e trabalhar.
Em Sorocaba não é diferente. O município, já considerado um polo industrial, também está investindo e crescendo no ramo da tecnologia. Atualmente, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), um aplicativo com Inteligência Artificial, que se adapta a diferentes plataformas on-line, é desenvolvido pela HGTX, para criar soluções e otimizar o tempo das empresas.
O HGTX Core Station -- como é chamado -- fornece ideias aos usuários em poucos instantes. Através dele, é possível criar textos de publicações para as redes sociais, como o Instagram, fazer pesquisas, resumos e roteiros de vídeos, entre outras ações. Uma das maneiras de ser utilizado é por meio de uma assistente virtual no WhatsApp.
“A ferramenta hoje mais acessível para o brasileiro é o WhatsApp. As estatísticas mostram que ele está presente em 99% dos celulares, é o primeiro aplicativo que uma pessoa utiliza quando acorda e o último quando vai dormir. Ele é um aplicativo muito fácil de você implementar qualquer questão”, diz Julio Fernandes, CVO e investidor na HGTX.
"'Mas, só funciona no WhatsApp?'. Não. Ele é preparado para funcionar em qualquer site, para aqueles que ainda querem manter um site, e também, ao mesmo tempo, em um aplicativo especial daquela empresa. Hoje é muito comum as escolas terem um aplicativo, empresas, até igrejas têm o seu aplicativo pronto”, declarou Fernandes.
Fernandes destacou também que a plataforma pode ser uma boa aliada na educação. Com o aplicativo, estudantes podem encontrar, em pouco tempo, uma explicação fornecida em uma videoaula gravada de 40 minutos. “Qual é a revolução que isso dá? Vontade de estudar. Nós sabemos que hoje os adolescentes gostam de estudar, mas eles não querem ter aquele jeito antigo de estudar, que era pegar um livro, uma Barsa... mudou o ambiente, precisa mudar a ferramenta”, enfatiza.
No entanto, ainda segundo o especialista, apesar dos aspectos positivos, a Inteligência Artificial deve afetar profissões em apenas alguns anos. Atendimento, suporte técnico, jornalismo e contabilidade estão na lista das áreas impactadas. Para não ter prejuízo, os profissionais devem se preparar.
“Será que você está formando o seu filho em uma escola em que a Inteligência Artificial faz parte de uma forma ética? Será que o seu filho está sendo uma pessoa que está se preparando para uma profissão que não vai existir daqui a um tempo? Muitas pessoas tomam decisões baseadas no retrovisor, está na hora de tomar decisões baseadas no para-brisa. Se você está vendo que vai acontecer, precisa começar a preparar essa juventude para saber que tem um concorrente forte agora, que é uma máquina que atende milhões de pessoas com custo muito baixo”, ressaltou . (Vanessa Ferranti)
Galeria
Confira a galeria de fotos