Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tempo

Previsão é de temperatura e precipitação acima da média

As temperaturas continuarão instáveis, sendo mais baixas à noite, entre 18°C e 21°C, e mais altas à tarde, ultrapassando 30°C

21 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Estação mais quente e chuvosa do ano começou aos 27 minutos de hoje; dias ficarão mais longos e as mudanças climáticas aceleradas
Estação mais quente e chuvosa do ano começou aos 27 minutos de hoje; dias ficarão mais longos e as mudanças climáticas aceleradas (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (14/12/2023))

O verão, estação mais quente e chuvosa do ano, começou na madrugada de hoje (22), exatamente às 00h27. Para o primeiro dia, os institutos de meteorologia preveem pancadas de chuva -- de fortes a moderadas -- durante a tarde e temperaturas elevadas, oscilando entre 20ºC e 34ºC.

Normalmente, o verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil, devido à posição da Terra em relação ao Sol, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo. Neste ano, segundo a previsão divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação contará com chuvas acima da média em grande parte do País.

Em Sorocaba, após uma semana de altas temperaturas e tempo mais seco, as precipitações também retornam e devem permanecer até o final do ano. Amanhã (23) deve ser o dia mais chuvoso, com 20 mm, segundo o Climatempo. Já no decorrer da semana, de segunda (25) a sexta-feira (30), a probabilidade de chuvas fracas durante o dia é alta, cerca de 90%.

As temperaturas continuarão instáveis, sendo mais baixas à noite, entre 18°C e 21°C, e mais altas à tarde, ultrapassando 30°C.

Os efeitos do El Niño também continuarão influenciando o clima em todo Brasil. Em janeiro, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) prevê temperaturas intensas e chuvas acima da média histórica em praticamente todas as regiões do Brasil. No mês de fevereiro o calor deve permanecer, no entanto, haverá redução do volume de chuva.

O verão se despede do Hemisfério Sul no dia 20 de março, às 00h06, e dá espaço para o outono. (Da Redação)