Sorocaba
Consumidor deve comprar quatro ou mais presentes
Para o economista Roque Pinto de Camargo Neto, existe uma empolgação no comércio no pós-pandemia, no entanto, ainda há resquícios de insegurança
A cinco dias do Natal, as ruas do Centro de Sorocaba e os corredores dos shoppings recebem mais consumidores já que, segundo pesquisas de comportamento, 75% dos consumidores deixam para comprar presentes na véspera do 25 de dezembro.
O mais recente levantamento da Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior, ouviu 183 consumidores de diferentes classes sociais e apontou que 70% dos consumidores comprarão quatro ou mais presentes e pretendem gastar até R$ 491 neste Natal, R$ 116 a mais em relação ao ano passado.
Para o economista Roque Pinto de Camargo Neto, existe uma empolgação no comércio no pós-pandemia, no entanto, ainda há resquícios de insegurança.
“Neste ano, as expectativas estão maiores, porque no ano passado a pandemia ainda era muito recente. Já a insegurança, é um conjunto de fatores”, explica o especialista. Entre os fatores, está a carga tributária. “Se o imposto é muito alto, os produtos ficam mais caros, e as pessoas compram menos. E todos nós somos afetados, até mesmo os empresários”, aponta Roque.
As compras em e-commerce também cresceram e se tornaram a preferência de 65% dos consumidores, 8% maior em comparação a 2022. Já 49% dos entrevistados afirmaram que vão realizar suas compras nos shoppings, 42% irão às lojas do Centro, percentual praticamente igual aos 41% verificados no ano passado, ou seja, os consumidores estão retornando às compras nas lojas físicas.
“Eu percebo que é uma questão de público. Os jovens preferem comprar pela internet, enquanto as pessoas mais velhas preferem ir ao comércio”, diz o especialista, que sugere que os empreendedores se reinventem. “Eles precisam competir de alguma forma”, finaliza.
Com relação aos presentes a serem adquiridos, a grande maioria irá presentear seus amigos e familiares com itens de vestuário e/ou acessórios (64,5%), seguido por brinquedos (48,6%) e cosméticos e perfumes (35,7%). O ramo de bebidas e alimentos também se destaca, com 27,4% das compras. (Beatriz Falcão - programa de estágio)