Buscar no Cruzeiro

Buscar

Expansão

Franquias têm crescimento acima da média em Sorocaba

Dados da ABF indicam que a cidade ocupa a 2ª posição no País, na pesquisa que mostra o mapa do crescimento deste tipo de negócio

16 de Dezembro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, alta de 13,8% em relação a 2022.
O faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, alta de 13,8% em relação a 2022. (Crédito: Luiz Setti/Arquivo JCS)

As franquias se expandem pelo interior paulista e Sorocaba ocupa a 2ª posição no País no crescimento de unidades e coloca a cidade em um importante polo regional de desenvolvimento do setor. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), coletados no primeiro semestre de 2023, a cidade passou de 990 franquias -- no primeiro semestre de 2022 -- para 1.098 no mesmo período deste ano, o que representa um aumento de 10,9% em unidades franqueadas.

O levantamento da ABF mostrou, ainda, que dos 30 municípios que mais tiveram crescimento de franquias no primeiro semestre de 2023, 14 não são capitais. Sorocaba, por exemplo, ficou a frente de cidades maiores como Campinas, Guarulhos, Santo André e São Paulo.

O mercado de franquias em Sorocaba registrou em 2022 um faturamento superior a R$ 1,3 bilhão, mais de mil operações de franquia e cerca de 9 mil trabalhadores diretamente empregados.

Conforme a ABF, das 30 cidades com maior aumento de unidades, 10 estão no Estado de São Paulo. O crescimento do setor de franquias no interior paulista foi de 24%, em comparação com o primeiro semestre de 2022. Nas capitais, o crescimento foi de 5% e em outras cidades, de 9%.

Para o presidente da ABF, Tom Pereira Leite, o crescimento no interior ocorre por conta do avanço das grandes redes em direção a municípios menores. “Diferentes franqueadoras têm avançado com propostas moldadas para operações fora das capitais, incluindo valores de investimento mais baratos para estas localidades. “Isso acontece não só pela diversidade econômica dos municípios paulistas, mas também pela característica histórica do bom desempenho do franchising em cidades do Estado”, destaca.

Para o professor e coordenador da Athom Soluções, Ângelo Agulha, a boa colocação de Sorocaba é resultado de uma série de fatores. “Crescimento econômico, aumento das exportações, aumento populacional, migração de paulistanos para a cidade, tudo isso acaba favorecendo. Sorocaba já é vista pelos investidores como uma das principais para a inauguração e lançamento de franquias”, disse.

Operações por segmento

Em Sorocaba, segundo dados da ABF, a maior parte das franquias é do setor de alimentos (32%). Em seguida, são as unidades de saúde, beleza e bem-estar com 19% das unidades. Serviços e outros negócios representam 16% do total. Já as franquias de educação (8%), casa e construção (7%), serviços automotivos (7%), moda (5%), limpeza e conservação (4%), comunicação, informática e eletrônicos (2%), hotelaria e turismo (1%) e entretenimento e lazer (1%). A ABF informa que os números são somente de franquias que são associadas à entidade.

Investimento

Já em relação ao total de investimentos nas franquias, em Sorocaba, a maior parte dos investimentos ficou na faixa de R$ 200 mil a R$ 500 mil (34%). Em seguida, unidades na faixa de mais de R$ 500 mil (29%), de R$ 100 mil a R$ 200 mil (23%), e até R$ 100 mil (14%).

Em relação aos tipos de franquias na cidade, conforme a pesquisa, 27% são mistas, 50% não mistas, e 23% puras. Segundo a ABF, a franquia mista é o modelo mais utilizado atualmente. Nele, o franqueador cobra do franqueado as taxas de fornecimento de produtos, royalties e taxas de franquia.

Na franquia pura, o franqueado obtém sua renda a partir dos royalties e das taxas de franquias pagas pelos franqueados. Normalmente, o franqueador não entra como fornecedor.

De acordo com a ABF, as franquias com mais unidades em Sorocaba são: McDonald’s (30), O Boticário (21), Seguralta (16), Outlet dos óculos (13), Lubrax + (12), Óticas Carol (9), Kumon (9), OPT Óculos (7), OdontoCompany (7) e Localiza (6).

Franqueados

O empreendedor José Reis acabou de inaugurar na cidade uma franquia de uma rede de cafeterias premium, no Jardim América. “Eu sou um apaixonado por café. Por conta disso, eu decidi entrar nesse universo das cafeterias e trazer para Sorocaba o conceito da rede, proporcionando às pessoas daqui todo o know-how com cafés e métodos especiais”, afirma.

Em junho deste ano, os franqueados Lucas Praxedes, 32 anos, Márcio Giusti, 45 anos, e Rodrigo Catto, 29 anos, inauguraram uma franquia de loja de piscinas, no Campolim, em Sorocaba, com investimento de cerca de R$ 1 milhão. “Nossa expectativa é bem alta. O ramo de piscinas precisava de um produto inovador que trouxesse soluções para construtoras, arquitetos e demais profissionais do mercado, e que atraísse e satisfizesse também os clientes”, afirma Praxedes.