Sorocaba
Projeto Cruzeirinho nas Escolas participa de desfile cívico comemorativo em Votorantim
Evento que reuniu estudantes, população e autoridades celebrou os 60 anos de emancipação política-administrativa do município
Ontem (8), as vias ao redor da Praça Lecy de Campos, em Votorantim, ganharam vida com o desfile cívico que celebrou os 60 anos de emancipação política-administrativa da cidade. Com a presença de munícipes de todas as idades, o evento simbolizou a união e o orgulho dos votorantinenses.
O desfile foi ainda mais especial com a participação do Cruzeirinho, suplemento infanto-juvenil do jornal Cruzeiro do Sul, que desde setembro está presente no dia a dia dos alunos da rede de ensino municipal, por meio do projeto Cruzeirinho nas Escolas.
Sob a orientação de Luciane Durigan, diretora do Colégio Politécnico, alunos de cinco escolas municipais de ensino fundamental desfilaram. As unidades educacionais que representaram o suplemento foram a Prof. Mercedes Santucci, Prof. Walter Rocha Camargo, Gilberto Santos, Izabel Fernandes Pedroso e Lauro Alves de Lima.
Os alunos, uniformizados com camisetas do projeto, carregavam faixas de felicitações, balões coloridos e grandes cópias de páginas do Cruzeirinho. Uma estudante de bicicleta distribuiu exemplares do jornal às autoridades, simbolizando a harmonia entre tradição e modernidade.
Durante o desfile, Hélio Sola Aro -- Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) -- e o gestor Pedro Gimenes olhavam orgulhosos para os jovens estudantes.
Hélio Sola Aro destacou a importância de incentivar a leitura e a interpretação textual na era digital, visando o desenvolvimento amplo das crianças. “Hoje em dia, com tanto conteúdo digital disponível, fomentar a leitura tem sido cada vez mais desafiador. A gente busca incentivar esse hábito porque, sabendo interpretar um texto, é possível se desenvolver em outras áreas de interesse do aluno. Investimos na educação para ter um retorno para a vida dessas crianças e para sociedade mais para frente. Pensar em desenvolvimento educacional é fundamental”, afirmou.
Pedro Gimenes reforçou essa visão. Para ele, é necessário fomentar as habilidades de leitura e interpretação desde a infância para o desenvolvimento intelectual e pessoal. “Precisamos resgatar a paixão pela leitura. Isso contribuiu muito para o desenvolvimento pessoal e intelectual da garotada. Outras disciplinas também exigem interpretação. Esse estímulo à educação é fundamental para a região e também para o Brasil”, falou.
Luciane Durigan ressaltou o papel do Cruzeirinho na educação das crianças, não apenas como um recurso de leitura, mas como um veículo para despertar a curiosidade e estimular o pensamento crítico. “A habilidade de saber ler e interpretar texto ajuda as crianças a ter uma expectativa de futuro melhor. O Cruzeirinho proporciona isso. Pelas páginas do jornal, eles conhecem diferentes estilos de textos, que despertam sua curiosidade, pois é um material pensado para esse público”, comentou.
O evento também contou com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e grupos de fanfarras, capoeira, artes marciais, apresentação de trabalhos de alunos, banda marcial e outras atrações.
A prefeita Fabíola Alves (PSDB), disse que o evento “foi um sucesso”. O desfile contou com apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes de trânsitos da Prefeitura, que fizeram a segurança do desfile cívico.
A FUA é uma instituição filantrópica, mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, que tem como uns de seus pilares o fomento à educação e o compromisso com a informação de qualidade. (Wilma Antunes)
Galeria
Confira a galeria de fotos