Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Tentativa de roubo termina com autor baleado no Campolim; assista ao vídeo

Agente penitenciário estava próximo ao local e impediu que o veículo fosse levado

28 de Novembro de 2023 às 11:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tentativa de furto ocorreu na noite desta segunda-feira (27), no Parque Campolim, em Sorocaba
Tentativa de furto ocorreu na noite desta segunda-feira (27), no Parque Campolim, em Sorocaba (Crédito: Arquivo pessoal)

Uma tentativa de roubo a veículo na rua Antônio Perez Hernandes, no Parque Campolim, zona sul de Sorocaba, terminou com o autor do crime baleado na perna. No vídeo enviado por um munícipe, é possível ouvir o som do tiro. As imagens também mostram a abordagem dos policiais militares. Assista:

O crime teve início às 23h desta segunda-feira (27) e foi atendido pela Polícia Militar. De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima foi abordada por um homem de 28 anos, no momento que entrava no veículo. A mulher afirma ter sido rendida pelo autor por meio de ameaça.

Quando ele entrou no veículo, a vítima viu um homem -- um agente penitenciário, de 41 anos -- se aproximar correndo para ajudar. Nesta hora, a vítima avisou que o autor do roubo estava armado. Mesmo notando a aproximação do agente, o homem colocou marcha à ré no veículo e, em seguida, avançou na direção do agente penitenciário, que para se defender, realizou disparos de arma de fogo em direção ao veículo. Após os disparos, o homem perdeu a direção do automóvel e bateu em uma árvore. Um dos disparos teria atingido a coxa direita do autor do roubo.

Ao jornal Cruzeiro do Sul, a vítima -- que pediu para ter a identidade preservada -- conta que ainda está abalada. Ela descreve resumidamente o que aconteceu: "Eu saí do mercadão, estava trabalhando e fui em direção ao carro. Abri, fui entrar e ele chegou por trás de mim, encostou alguma coisa nas minhas costas,  disse que estava armado e que eu tinha 'perdido'. Eu entreguei a chave do carro e ele me empurrou e entrou no carro. O agente penitenciário viu de longe e foi em minha direção, eu gritei avisando que o ladrão estava armado, até então era o que eu achava. O agente foi em direção ao carro pedindo para o ladrão sair e ele arrancou com o carro para cima do homem. O agente atirou contra o carro e o ladrão bateu o carro na árvore". Ela comenta, ainda, que usa o veículo para trabalhar e se diz devastada com o ocorrido. "Estou sem acreditar ainda. Só choro; ainda não dormi. Estou sem chão", lamenta.

Uma amiga da vítima presenciou a cena. Ela conta que elas haviam acabado de sair do trabalho, "O homem abordou ela e foi questão de segundos", disse. Um munícipe que estava próximo ao local comenta que ouviu o som dos tiros: "Vi o desespero da moça e o policial mandando ele deitar".

Ao chegar no local, a Polícia Militar abordou o homem, mas não localizou a arma de fogo. Com ele, a PM encontrou uma faca. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de Sorocaba, onde passou por procedimento cirúrgico e, após alta médica, foi conduzido à delegacia.  O homem foi preso em flagrante pelo crime de roubo. 

Ainda segundo o boletim de ocorrência, o agente penitenciário estava próximo ao local e quando viu o roubo em andamento, se aproximou para ajuda a vítima. Em relação à conduta do agente penitenciário, o documento aponta que a conduta foi lícita, "pois agiu para impedir um roubo, não prevaricou e nem se omitiu e atirou contra o autor para não ser atingido por este quando acelerou o veículo em sua direção, agindo assim em legítima defesa".

A Polícia Científica foi acionada para fazer a perícia no local. O caso segue agora para o 3º DP de Sorocaba. (Da Redação)

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos