Tempo
Depois dos 39ºC, vêm chuva e frio
Para os próximos dias, a primavera reserva aumento gradual da temperatura
Depois de conviver com temperaturas batendo os 39°C, o sorocabano precisou tirar o casaco do armário e o guarda-chuva para sair de casa ontem (25). De acordo com o Climatempo, os termômetros marcaram entre 21°C e 16°C.
A explicação, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE), é a propagação de áreas de instabilidade -- provenientes do Paraná -- associadas a uma frente fria em alto mar que provoca garoa e chuva fraca em pontos isolados. A temperatura baixa e os ventos que sopram do oceano diminuem a sensação térmica.
Apesar disso, houve quem reforçou o casaco e saiu de casa sob o céu nublado. Por volta das 15h30, no Parque do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, a professora de natação Ana Laura Rodrigues, por exemplo, levou seu cachorro Bóris para dar uma volta à tarde, período em que, nos dias quentes, não deu para passear. “Agora dá para trazê-lo, por que não machuca as patinhas. Naqueles dias quentes ou era bem cedo ou à noite o passeio”, contou.
No mesmo espaço, as primas Ana Tereza Monteiro Domingues e Maria Júlia Domingues Grubbers, de 25 e sete anos, respectivamente, curtiam a academia ao ar livre e alguns brinquedos do parque. Elas relataram os problemas de saúde que enfrentam nesse sobe e desce do termômetro. “Ontem e hoje acordei com rinite, mas já tomei os xaropes e os remédios certos e agora estou ótima”, disse Ana.
Para os próximos dias, a primavera reserva aumento gradual da temperatura. Segundo o Climatempo, a próxima semana, em Sorocaba, será, de maneira geral, de sol com nuvens e pancadas de chuva e períodos de céu encoberto. Novembro deve terminar com mínima de 20°C e máxima de 29°C. (Thaís Marcolino)