Sorocaba
Zoo tem chuva artificial e ‘picolés’ para refrescar animais
O “calor de rachar” que castiga o sudeste do País também coloca em risco a saúde dos animais. Em Sorocaba, a equipe do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros redobrou os cuidados com os moradores do parque. Exemplos são os banhos de chuva artificial e a inclusão de “picolés” de sabores variados nos cardápios adaptados de acordo com a dieta de cada espécie.
Para os macacos, os sorvetes são feitos de frutas em geral, como melancia e banana. Para os ursos, os picolés são à base de legumes, verduras, carnes e peixes. Os felinos recebem “sorvetes” feitos de sangue. Também são oferecidas frutas geladas. Já, o elefante Sandro, por exemplo, recebe água de coco gelada para se refrescar.
Nos recintos que possuem tanque de água e vegetação, a temperatura se equilibra naturalmente. Já, nos demais recintos, como nos dos pássaros, a equipe do Zoo utiliza a “chuva artificial” para aumentar a umidade do lugar.
Aos animais que não têm tanque nos recintos, o pessoal do parque coloca recipientes com água para eles se banharem. A troca da água também é feita regularmente para garantir a hidratação e o bem-estar dos animais.
O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Fica aberto ao público de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h. (Luís Pio - programa de estágio)