Sorocaba
Prefeitura confirma empréstimo de R$ 62 milhões para instalar LED
operação de crédito foi aprovada pela Câmara Municipal, com prazo de amortização em 36 meses
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) assinou, na manhã de ontem (10), um empréstimo de R$ 62,2 milhões, junto ao Banco do Brasil, para a implantação de lâmpadas LED em todo o município de Sorocaba. O início da instalação está previsto para março de 2024. Todos os bairros devem ser contemplados em até 12 meses. A operação de crédito foi aprovada pela Câmara Municipal, com prazo de amortização em 36 meses.
O benefício, de acordo com a Prefeitura, será implantado sem a necessidade de aumentar a taxa de iluminação pública.
Conforme o projeto, a substituição da iluminação pública pela tecnologia de diodo emissor de luz -- light emitting diode (LED) -- será acompanhada da implantação de um sistema de telegestão. O método foi desenvolvido para gerenciar parques de iluminação pública, por meio de rede sem fio, sendo compatível com qualquer modelo de luminária ou tecnologia de equipamento. “O grande diferencial é que a supervisão pode ser realizada de qualquer lugar e em tempo real”, ressaltou a administração municipal.
A telegestão permite, por exemplo, programar o acionamento e o desligamento das lâmpadas de LED, identificar falhas, como lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia, e regular a intensidade da luz emitida, tudo de forma remota e ao vivo, por meio de uma Central. Ou seja, o próprio sistema envia notificações de manutenção e permite a solução à distância.
“Os estudos de viabilidade mostram que a linha de crédito contratada deverá se pagar pela própria economia gerada pelo sistema em LED”, explicou a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa. (Da Redação)