Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fauna silvestre

Capivara machucada é encontrada na beira da marginal Dom Aguirre

Prefeitura disse que enviou uma equipe de veterinários para localizar e tratar o animal

08 de Novembro de 2023 às 19:46
Luis Felipe Pio [email protected]
A capivara encontrava-se sem um olho, com um buraco na cabeça e ferimentos que pareciam ser de miíase
A capivara encontrava-se sem um olho, com um buraco na cabeça e ferimentos que pareciam ser de miíase (Crédito: Cortesia)

Uma capivara com larvas por toda a face foi encontrada na avenida Dom Aguirre, na altura do número 1700. Um transeunte passava pelo local no fim da tarde de terça-feira (7) e enviou imagens ao Cruzeiro do Sul. A capivara encontrava-se sem um olho, com um buraco na cabeça e ferimentos que pareciam ser de miíase, doença transmissível conhecida como “bicheira”. Segundo o munícipe, o animal queria atravessar a avenida, porém mal conseguia andar.

O jornal entrou em contato com setor de Zoonoses de Sorocaba e foi informado que o resgate de animais silvestres não compete à unidade. O Corpo de Bombeiros da cidade também não se responsabilizou pela capivara. A Prefeitura esclareceu que a gestão da fauna silvestre é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo.

Mesmo assim, a municipalidade disse que entrou em contato com profissionais da área da saúde veterinária, que se disponibilizaram a ir até o local, na tarde desta quarta feira (8), para procurar a capivara e dar todo o suporte necessário para a sua recuperação.

Caso a capivara seja encontrada, a Prefeitura explicou que a Polícia Militar Ambiental -- que também atua na procura -- providenciará o transporte e acolhimento do animal,entrando em contato com instituições, como um Centro de Manejo de Animais Silvestres, por exemplo, para dar o devido atendimento à capivara.

Além disso, aadministração informou que planeja, ainda este mês, em reunião do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), viabilizar, junto ao Estado, a implantação de um Centro de Manejo de Animais Silvestres, em Sorocaba, para tratar casos envolvendo animais silvestres, não só da cidade, como de toda a região. (Luis Felipe Pio - Programa de estágio)