Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Moradores ainda sofrem com falta de energia e de água 48 horas após tempestade

Alguns bairros tiveram a energia normalizada pela manhã, mas em alguns bairros o serviço ainda não foi restabelecido; moradores também reclamam da falta de água

05 de Novembro de 2023 às 10:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
Na manhã deste domingo (5), cidade ainda tem árvores caídas nas ruas
Na manhã deste domingo (5), cidade ainda tem árvores caídas nas ruas (Crédito: Divulgação)

Na manhã deste domingo (5), moradores de Sorocaba e de cidades da Região Metropolitana (RMS) ainda sofrem com a falta de energia e de água. Em Sorocaba, em mais de 20 bairros os moradores relataram pela manhã que o serviço ainda não estava normalizado, quase 48 horas após a tempestade que derrubou muitas árvores, em praticamente todas as regiões da cidade. Aos poucos, alguns bairros tiveram a energia restabelecida até o final da manhã. Mas, em outros, a energia ainda não tinha voltado, como em Aparecidinha, Vila Barão e Mato Dentro.

Os relatos chegavam a todo momento por meio das redes sociais do Cruzeiro do Sul e também pelo número do WhatsApp da Redação. Os bairros que ainda estavam sem energia nesta manhã eram: Brigadeiro Tobias, Inhaíba, Genebra, Tupã, Santa Rosália (algumas ruas), Parque São Bento (algumas ruas), Vila Carvalho, Trujillo, Jardim Amália, Jardim Califórnia, Santa Luiza, Ipanema Ville, Golden Park, Jardim Nogueira, Vila Angélica, Wanel Ville, Vitória Ville, Jardim Refúgio, Jardim Horizonte, Vila Santana, Jardim Eldorado, Jardim Maria do Carmo, Jardim Santo André, Barcelona, parte do Cajuru, parte do Júlio de Mesquita, parte do Alto da Boa Vista, Mato Dentro, e em poucas ruas no Campolim.

Conforme relatos dos moradores, em alguns bairros eram poucas ruas ainda sem energia, e não o bairro inteiro. Os munícipes ainda reclamaram de falta de água nos seguintes bairros: Jardim Ipiranga, Wanel Ville 4, Parque São Bento, Ipanema Ville, e outros.

O Cruzeiro do Sul questionou a CPFL Piratininga e o Saae Sorocaba sobre o restabelecimento dos serviços. A CPFL informa que equipes da distribuidora atuam de forma contínua e ininterrupta, nos reparos da rede elétrica que foi danificada durante o severo temporal, que atingiu grande parte de sua área de concessão nessa sexta-feira (03).

"A região de Sorocaba foi bastante impactada com a chuva, que provocou muitas quedas de árvores de grande porte, destelhamentos, deslizamentos e alagamentos. Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado e priorizou o restabelecimento de energia aos serviços essenciais, como hospitais, unidades de serviço de abastecimento de água e demais serviços públicos prioritários a segurança da população", alega.

A companhia ressalta que, apesar dos danos, a maioria dos clientes já teve o fornecimento restabelecido. "As ocorrências pontuais serão atendidas no menor tempo possível", informa. Porém, a empresa não informou o total de moradores que ainda estão sem energia elétrica em Sorocaba e região. 

Já o Saae Sorocaba informou que, com relação ao abastecimento de água, o sistema de bombeamento e distribuição de água na região do Cerrado, que tinha sido afetado pela falta de energia elétrica, foi restabelecido no sábado (4).

Além disso, a cidade de Sorocaba já está com mais de 90% do abastecimento de água retomado à normalidade, com o retorno do fornecimento da energia elétrica por parte da concessionária distribuidora. Neste momento, há falta de energia, e consequentemente de água, nos bairros Júlio de Mesquita Filho, Jardim Santa Bárbara, Jardim Montreal, Wanel Ville, Ipatinga, Caputera, Brigadeiro Tobias, Astúrias e Jardim Novo Eldorado, para os quais estão sendo providenciadas novas manobras e alternativas por parte do Saae, para que o fornecimento d'água seja normalizado nas próximas horas.

"O Saae/Sorocaba segue trabalhando incansavelmente até que tudo seja 100% restabelecido, o mais rapidamente possível. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 0800 770 1195 (ligação gratuita) e 3224-5800", diz a autarquia.

Moradora do Parque dos Eucaliptos informa que seguia sem água na tarde deste domingo (5).  "Estamos sem água e sem condições de sobrevivência: louças sujas, banheiros sem descarga, sem falar do mau cheiro dentro da nossa própria casa. Precisamos de água urgente, apelo como cidadã que pagamos nossos impostos e nossa água. É deprimente uma situação dessa", relata.

Itu e São Roque

Em cidades da RMS, como Itu e São Roque, moradores também sofrem com a falta de energia elétrica e problemas com o fornecimento de água. Em Itu, moradores reclamam que ainda estão sem energia na Vila Gardiman, onde somente três ruas estão sem o serviço. Porém, todos os bairros da região, o fornecimento já foi restabelecido.

Em São Roque, o problema é com o fornecimento de água. A Sabesp informou na manhã deste domingo (5), que, na manhã de ontem (4), foi preciso interromper a captação de água do manancial, após identificarem manchas na água bruta do Rio Aracai, em São Roque.

"A empresa imediatamente tomou medidas para readequação do tratamento e equipes da Sabesp estão realizando descargas e limpezas nas redes de distribuição em toda a cidade. O material está em análise para identificar o que pode ter causado o problema", reforça.

No mesmo dia, o sistema de abastecimento do município foi afetado por interrupções de energia elétrica decorrentes do temporal que atingiu a região, prejudicando o fornecimento de água na cidade.

É importante ressaltar que o sistema de abastecimento compreende redes de distribuição e reservatórios que, diante de condições instáveis, podem demandar um período para restabelecer tanto a quantidade quanto a qualidade da água.

A Sabesp informa ainda que monitora continuamente a qualidade da água bruta e da água consumida pela população, visando garantir que a água distribuída aos habitantes de São Roque esteja dentro dos padrões exigidos pela Portaria GS/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde.

"Sempre que a população notar alterações de cor, turbidez ou odor na água, a empresa responderá prontamente aos casos reportados. Casos isolados que persistirem devem ser notificados à Companhia por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 0550195, que está disponível 24 horas. A ligação é gratuita", destaca. (Da Redação)