Transtornos pós temporal
Diversos bairros de Sorocaba estão sem energia há mais de 24 horas
Munícipes relatam que não conseguem informações sobre previsão de retorno da energia elétrica por meio dos canais de atendimento da CPFL
Após o temporal que atingiu Sorocaba na tarde desta sexta-feira (3), diversas regiões da cidade ficaram sem energia elétrica. Embora a situação tenha se normalizado em alguns bairros, outros estão há mais de 24 horas sem energia, causando prejuízos. Muitos munícipes procuraram o jornal Cruzeiro do Sul neste sábado (4), relatando que não conseguem contato com a CPFL por meio dos canais de atendimento: telefone, WhatsApp ou aplicativo.
É o caso da vendedora Isolina Fernandes, moradora do Jardim Gonçalves. Ela conta que está sem energia, sem água e que perdeu quase tudo que havia em sua geladeira. "Tinha uma quantidade enorme de comida na geladeira, pois fiz compra ontem, que era para os próximos 15 dias, agora que jogar tudo fora. Não consigo falar com a CPFL. O telefone não atende, não dão sinal de vida, não tem ninguém para dar uma posição. Já tentei falar com todos os órgão possíveis, desde ontem, e não consigo falar com ninguém. Água também não tem. Estamos entrando em desespero e estou me sentindo abandonada. Moro aqui há 50 anos e nunca passei por isso na minha vida. Isso é um desrespeito, na hora da conta cobram um absurdo!", desabafa.
A aposentada Tânia Chiavegato, moradora da Vila Santa Tereza, conta que não não viu nenhum carro da CPFL trabalhando próximo à sua residência na manhã deste sábado (4) e reclama da falta de atendimento da CPFL: "Bastante árvore caída pela cidade, mas muitos bairros já voltaram a luz. Estou sem celular, não tem onde carregar. Na sexta-feira, estava sem sinal. Liguei por volta da meia noite na CPFL, me informaram que voltaria por volta das 3h da madrugada, e não voltou. Só neste sábado (4), tentei ligar muitas vezes na CPFL, e eles não atendem. Perdi carnes que eu compro para a semana".
O técnico industrial Hernani Campos, morador do Jardim Simus, também reclama da falta de energia: "Estamos sem energia desde sexta-feira (3), às 15h30. Também não removeram as árvores tombadas e estamos sem água, só tem a água da caixa do prédio. Meu vizinho entrou em contato com a CPFL pela manhã, eles disseram que voltaria às 12h, mas até agora nada. Até agora, (15h de sábado), sem sinal de Prefeitura ou CPFL por aqui. Vou completar 24 horas sem energia".
Morador do Central Parque, o fotógrafo Alexandre Lombardi, disse que tentou ligar na CPFL e tentou contato pelo WhatsApp e não teve retorno. Ele também está sem energia há 24 horas. Ele comenta que o que tem na geladeira, há risco de perder. Ele também está sem celular e sem internet. "O principal é essa falta de informação, essa postura da CPFL de não dar satisfação. É uma empresa que não se preocupa com o atendimento ao cliente, em dar um retorno. Sabemos que foi uma situação de vendaval, entendemos, mas precisamos de um retorno. Uma empresa do porte deles, precisa dar uma posição, um retorno de quando a situação será normalizada", disse.
O jornal Cruzeiro do Sul questionou novamente a CPFL, sobre quando a rede de energia elétrica será normalizada. Em nota, a CPFL informa que todo o efetivo das distribuidoras foi imediatamente mobilizado e atua de forma contínua e ininterrupta, para restabelecer o fornecimento de energia aos clientes afetados, em segurança. A companhia ressalta que, apesar dos danos, grande parte dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido e continuará ininterruptamente os serviços até regularizar para todos os seus clientes o fornecimento de energia elétrica. (Da redação)