Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prejuízos à população

Sorocaba amanhece com reflexos do temporal desta sexta-feira (3)

Muitas ruas estão com árvores e postes caídos e inúmeros bairros permanecem sem energia elétrica e sem fornecimento de água

04 de Novembro de 2023 às 10:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Árvore caída na rua Dr. Luiz Mendes de Almeida, no Largo do Divino, zona oeste de Sorocaba, na manhã deste sábado (4)
Árvore caída na avenida Dr. Luiz Mendes de Almeida, no Largo do Divino, zona oeste de Sorocaba, na manhã deste sábado (4) (Crédito: Virgínia Kleinhappel Valio)

O temporal que atingiu Sorocaba na tarde desta sexta-feira (3) causou transtornos à população. Quedas de árvores, casas destelhadas, carros atingidos por árvores, fornecimento de energia elétrica interrompido, entre outras ocorrências foram registradas em pouco tempo de forte chuva, com ventos de até 105 km/h. Os reflexos podem ser vistos na manhã deste sábado (4). Muitas ruas estão com árvores e postes caídos e inúmeros bairros permanecem sem energia elétrica e sem abastecimento de água.

Alguns bairros, como Vila Santana, Ipanema das Pedras, Alto da Boa Vista, Vila Santa Tereza, entre outros, estão sem energia há mais de 15 horas. Por meio de nota, a CPFL Piratininga informou que a rede elétrica foi severamente danificada durante o forte temporal e que equipes da distribuidora atuam desde ontem (3) nos reparos da rede. A companhia ressalta que a maioria dos clientes já teve o fornecimento restabelecido e a previsão é que as ocorrências relativas ao temporal sejam concluídas ainda neste sábado (4).

"A rede de distribuição que atende a cidade foi bastante danificada por objetos como telhados, estruturas metálicas, galhos e queda de árvores, inadequadas para áreas urbanas e plantadas sob a rede elétrica. Por isso, os trabalhos são mais complexos e contam com a parceria da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros", informa a nota.

Apesar das fortes chuvas e rajadas de vento registradas na tarde desta sexta-feira (3), não houve pontos de alagamento na cidade. Segundo a Prefeitura Municipal de Sorocaba, houve registro de quedas de árvores nos seguintes locais: Rua José Antunes, no Parque Ouro Fino; em pelo menos dois pontos da Av. São Paulo; próximo ao Carrefour Sônia Maria, na Vila Angélica; Rua Dr. Azevedo Sampaio, no Centro; Rua Manoel Ribeiro de Andrade, no Jd. Prestes de Barros; Casa do Cidadão na Av. Nogueira Padilha; Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista; Rua Capitão Luiz Baddini, quase esquina com Av. Henrique Simonsen; Rua Ana Monteiro de Carvalho e Rua Assad Kalil, em Santa Rosália; Rua Sotero José do Bonfim, no Jd. Maria Eugênia; Av. Itavuvu, altura dos bairros Herbert de Souza e Ana Paula Eleutério; Rua Salvador Leite Marquês, no Éden; Av. São Paulo, na entrada do Granja Olga.

Houve, ainda, o destelhamento de parte do telhado de uma casa, no bairro Brigadeiro Tobias, e de outra residência próximo ao Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". Há, também, registro de quedas de árvores e galhos no Zoológico Municipal, que ficará temporariamente fechado neste final de semana (4 e 5) para esses serviços de remoção e limpeza. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) trabalham nos locais das ocorrências de queda de árvores. 

"Foi um susto muito grande"

Na Av. Dr. Luis Mendes de Almeida, próximo ao Largo do Divino, zona oeste de Sorocaba, uma árvore de grande porte caiu, atingiu um veículo e por pouco, não atingiu um bar do outro lado da rua. A via precisou ser bloqueada e o trânsito foi desviado. O proprietário do bar, Francisco Canindé, conta que a árvore caiu por volta das 15h30 e que enquanto a Defesa Civil não retirar a árvore, não poderá abrir o estabelecimento. "Tinha em torno de cinco pessoas aqui no bar, eu estava trabalhando e foi um susto muito grande. O dono do veículo que foi atingido pela árvore trabalha no imóvel do lado do meu bar. Era o primeiro dia de trabalho dele", comenta.

Já o sócio proprietário das Corretoras de Seguros Bufo & Silva e Automec, Valdir Buffo, afirma não se lembrar de outra situação com tantos volumes de acionamentos em 31 anos de seguro. "Foi muito forte o ocorrido ontem, principalmente pela abrangência e força do vento. Tivemos entre nossos segurados, três perdas totais de veículos atingidos por árvores, outros removidos para reparos onde a perda não foi constatada visualmente pelo rebocador, mas ainda poderá ocorrer. Inúmeras ocorrências em residências e também na zona industrial alguns acionamentos. Estamos numa força tarefa de atendimento", disse

Semáforos inoperantes 

Neste sábado (4), há pontos de semáforos inoperantes na cidade e, para garantir a segurança no trânsito, foi realizado o fechamento temporário do canteiro central de algumas vias, como Praça Oxford, Praça Nove de Julho, Avenida Sadrac de Arruda, Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes com a Avenida Três de Março, Avenida Ipanema com a Rua Castanho Taques e Avenida Ipanema com a Área de Transferência.  Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) estão nos locais para coordenar o tráfego nesses pontos e nas principais vias da cidade.

Abastecimento de água

Com relação ao abastecimento de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba informa que a ETA Cerrado não foi prejudicada. Acontece que há queda da rede de energia que abastece ao bairro onde também fica a estação. Os reparos já estão sendo providenciados, em caráter de urgência, pela CPFL e, tão logo finalizados, o bombeamento d'água pela estação retomará à normalidade.  Enquanto isso, força-tarefa do Saae sendo executada para abastecer, com caminhões-pipa, hospitais que eventualmente necessitarem e outras unidades de atendimento essencial e prioritário.

A Águas de Votorantim informa que os bairros Green Valley, Tatiana, Primavera e Novo Mundo continuam com seu abastecimento afetado, pois a Estação de Tratamento de Água (ETA) Novo Mundo continua inoperante, em razão da interrupção do fornecimento de energia elétrica na tarde de sexta-feira (03). Não há previsão para que a CPFL restabeleça a energia. Os demais sistemas, abastecidos pelas ETAs Central, Votex e Votocel, com o retorno da energia às 4h deste sábado (04), encontram-se em recuperação, com previsão de normalização até o início da noite de hoje (4).

Número 192 fora de operação

A Prefeitura de Sorocaba informa que o número de telefone 192, para urgência e emergência (SAMU), encontra-se temporariamente inoperante, devido à queda de energia na Base Operacional. Em caso de necessidade, utilize 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar). A concessionária de energia está operando para retomar o fornecimento.

*Em atualização