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Tempestade causa estragos em diversos bairros de Sorocaba

Moradores enfrentam quedas de árvores, falta de energia e danos estruturais causados pela chuva

03 de Novembro de 2023 às 16:31
Wilma Antunes [email protected]
Tempestade causa estragos em diversos bairros de Sorocaba
Tempestade causa estragos em diversos bairros de Sorocaba (Crédito: Cortesia/Leitores JCS)

Sorocaba foi palco de uma forte tempestade na tarde desta sexta-feira (3). O que começou como um vendaval, se intensificou rapidamente, ocasionando uma série de estragos na infraestrutura urbana e causando transtornos para os moradores. Segundo relatos enviados por centenas de leitores ao Cruzeiro do Sul, os prejuízos incluem desde quedas de árvores e destelhamento de residências até interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de bloqueio de vias importantes da cidade.

A Prefeitura de Sorocaba informou que houve queda de árvores em, pelo menos, doze locais da cidade. Algumas das áreas mais afetadas foram a rua José Antunes, no Parque Ouro Fino, várias partes da avenida São Paulo, e a região próxima ao Carrefour Sônia Maria na Vila Angélica. O centro da cidade e o Alto da Boa Vista também enfrentaram problemas similares, com árvores caindo na Casa do Cidadão e ao longo da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.

Os danos materiais na cidade foram visíveis. No bairro Vila Espírito Santo, uma árvore de grande porte colapsou sobre um carro modelo Fiat Siena no Largo do Divino, e situações parecidas ocorreram na mesma vizinhança. Outro veículo, um Chevrolet Classic, foi esmagado por uma árvore na rua Maciel Baião, no Jardim Ana Maria. Ao menos quatro postes caíram no Jardim Santa Rosália. 

A mobilidade urbana também sofreu grandes impactos. Condutores na avenida Ipanema relatam que o caminho está intransitável para carros, com apenas motociclistas conseguindo passar. O Parque Campolim também teve a circulação impedida pela queda de uma árvore na rua João Cachoeira.

No centro de Sorocaba, além das árvores caídas, o Grand Hotel Royal foi atingido por uma telha de alumínio, que foi levada pelo vento até o asfalto da rua Dr. Álvaro Soares. Um edifício na rua Washington Luiz também foi afetado, com partes de sua fachada sendo desprendidas.

Além disso, houve queda de uma grande árvore na rua Ourinhos, no Jardim Iguatemi, e danos aos vidros do estabelecimento Botequim da Francisca, situado no supermercado Confiança na avenida São Paulo. O Zoológico Municipal ‘Quinzinho de Barros‘ também teve registros de quedas de árvores e galhos.

Casas no bairro Brigadeiro Tobias e nas proximidades do zoológico, além da Vila Haro e do Jardim Alpes de Sorocaba, sofreram com o destelhamento parcial devido ao temporal.

A administração municipal informou que, para atenuar os problemas no tráfego, a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Urbes trabalharam para restabelecer a ordem nas vias, com a ajuda da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) que também interveio nos locais atingidos pelas quedas.

A Prefeitura destacou que existe um meio de comunicação para os moradores alertarem sobre árvores que possam cair na cidade, pelo WhatsApp: (15) 99175-0927, fornecendo o endereço do local da árvore, bem como foto e/ou vídeo. Também há o telefone 156, da Central de Atendimento do Município. Os munícipes também podem solicitar uma avaliação da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), quanto a árvores da cidade, em uma unidade da Casa do Cidadão mais próxima, com a apresentação da documentação necessária, disponível no site: www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/licenciamento/.

“Os munícipes podem considerar alguns sinais, que podem ser vistos a olho nu e que indicam que uma árvore pode estar em risco de queda, como, por exemplo, galhos e tronco apodrecidos. No caso de árvores localizadas em área particular, o proprietário do imóvel é quem deve realizar a supressão ou poda do exemplar, a partir da data da obtenção dessa autorização junto à Sema, conforme legislação”, afirmou o Executivo.

Quanto aos apagões, a CPFL Piratininga informou que mobilizou sua equipe para a “rápida normalização do serviço”, priorizando a segurança em situações de fios rompidos ou galhos sobre a rede elétrica e disponibilizando vários meios de atendimento para comunicação de falta de energia.

A empresa ressalta que, além do call center (0800 010 2570), o registro da falta de energia pode ser feito pelos canais digitais de atendimento: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27304. (Wilma Antunes)

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