Polícia
Polícia Militar detém homem por falsificação de identidade em escola de Sorocaba
Falso sargento do Corpo de Bombeiros foi detido durante palestra na escola estadual Antônio Miguel Pereira
*Atualizada às 17h15
Um homem foi detido na quarta-feira (1º) por agentes do 7° Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) por se passar por um sargento do Corpo de Bombeiros durante uma palestra na escola estadual Antônio Miguel Pereira, em Sorocaba. O indivíduo, que não teve a identidade revelada, realizava demonstrações de incêndio com um botijão de gás quando foi abordado pelos policiais.
Durante a detenção, foi encontrada em posse do suspeito uma réplica de pistola de propulsão a gás. Acompanhando o falso sargento, havia uma menina menor de idade que, segundo relatos, não estava frequentando as aulas por ser vítima de bullying. A estudante colaborava com o falso sargento nas demonstrações realizadas na instituição de ensino.
De acordo com a PM, a equipe foi acionada para verificar uma situação suspeita na escola por volta das 9h20. A coordenadora da unidade relatou à corporação que o homem havia agendado a palestra apresentando-se como 3° Sargento do Corpo de Bombeiros e apareceu para o evento armado e acompanhado pela estudante. Depois de consultar o 15° Grupamento de Bombeiros, a coordenadora foi informada de que não havia nenhum sargento com aquele perfil e, por isso, chamou a PM.
O homem foi conduzido ao plantão policial, onde foi registrado um boletim de ocorrência por usurpação de função pública e, após ser ouvido, foi liberado. A menor foi entregue aos cuidados de sua mãe e o material falso apreendido.
"Aconselhamos que os estabelecimentos de ensino contatem a Comunicação Social da unidade de Polícia Militar local para organizar eventos educativos e a relatar imediatamente qualquer suspeita de indivíduos oferecendo serviços similares, contatando o batalhão mais próximo ou o serviço de emergência (190)", destacou a corporação.
Já a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) esclareceu que o evento foi cancelado e que as aulas prosseguiram normalmente. A pasta ainda acrescentou que a ocorrência foi registrada na Plataforma Conviva (Placon) e que a Diretoria de Ensino de Sorocaba reorientou a gestão escolar a formalizar atividades educativas e pedagógicas, assegurando que representantes de entidades estejam devidamente uniformizados e identificados durante eventos.
A reportagem buscou mais detalhes sobre o caso por meio de questionamentos enviados para o Corpo de Bombeiros. No entanto, até o fechamento desta matéria, nenhuma resposta foi recebida. (Wilma Antunes)