Saudade
Cemitérios de Sorocaba lotam no Dia de Finados
Amigos e familiares levam flores e prestam homenagens aos entes queridos
Milhares de pessoas devem passar, nesta quinta-feira (2), Dia de Finados, pelos cemitérios de Sorocaba. Carregando flores, amigos e familiares visitam os túmulos e prestam as suas homenagens aos entes queridos. Alguns também acendem velas e fazem orações -- uma maneira de encontrar conforto e preservar a lembrança daqueles que tanto amam.
No cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Wanel Ville, na zona oeste, o movimento foi intenso, no período da manhã. Na entrada, comerciantes aproveitam a data para vender alimentos, flores e velas. Já dentro do cemitério, celebrações religiosas são realizadas ao ar livre, próximo à capela do local.
Marli Vieira, de 45 anos, esteve no Santo Antônio, ao lado da família, para visitar os túmulos do pai, irmão, de uma cunhada e de um amigo. Segundo a técnica de enfermagem, são pessoas que fazem muita falta em sua vida. “É muito importante trazer uma flor e orar pelos nossos entes queridos. Pelo menos uma vez no ano, ou de coração, caso alguém não consiga vir, mas também não só necessariamente nesse dia, você pode vir a qualquer momento e a qualquer dia. Acho que todos deveriam vir para trazer alguma lembrança para os entes queridos”, disse Marli.
No cemitério da Saudade, na região da Vila Carvalho, o movimento também foi grande. A aposentada Zilah Gomes Corrêa, de 76 anos, foi até o local para visitar o túmulo da família, onde estão sepultados quatro irmãos, os pais e um cunhado. “Eu acredito que é simbólico. Eu sou espiritualista, acredito em outras vidas e estou aqui apenas para ofertar umas flores que eu sei que eles recebem lá em cima”, disse. “É um conforto”, completou.
Os pais e os avôs do comerciante Marco Antônio Notaro também estão sepultados no cemitério da Saudade. Segundo ele, sempre que possível, a família repete a tradição. “Eu acredito que eles, de certa forma, aguardam a nossa visita. É isso que eu imagino, no meu entendimento, acredito que eles esperam esse momento, que a gente compareça aqui”, declarou.
Os quatro cemitérios municipais -- da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) -- ficam abertos hoje até às 16h30. A expectativa é receber, até o fim do dia, aproximadamente 45 mil pessoas, em todos eles.
Homem morre durante missa em crematório no Dia de Finados
Um homem, de aproximadamente 40 anos, morreu nesta quinta-feira (2) no Crematório e Necrópole Ecumênica Memorial Park, no bairro Júlio de Mesquita Filho, em Sorocaba. O caso aconteceu durante uma missa ao ar livre em um espaço coberto com assentos.
Segundo a direção do crematório, a causa da morte ainda não foi comunicada, no entanto, as evidências sugerem que o homem sofreu um infarto. A esposa da vítima informou que o homem já havia manifestado sinais de mal-estar ontem (1º) e também na manhã de hoje (2), antes de saírem de casa.
No instante do ocorrido, uma equipe de profissionais e estudantes de uma escola de enfermagem, que estava no local para instruir os visitantes sobre cuidados com o diabetes, prestou os primeiros socorros, mantendo-o com vida até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Durante a espera, o homem sofreu três paradas cardiorrespiratórias. O Samu, ao chegar, encontrou a vítima com vida. No entanto, mesmo após intensas tentativas de reanimação, o homem não resistiu.
O crematório lamentou o ocorrido. “A direção do Crematório e Necrópole Ecumênica Memorial Park renova suas mais sinceras condolências à família do homem de aproximadamente 40 anos, vítima de um trágico acontecimento nesta manhã”, declarou a empresa por meio de nota.
Galeria
Confira a galeria de fotos