Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Vacinação contra a Covid-19 será anual para grupos prioritários

Até agora, as ações de imunização contra a doença eram conduzidas de forma excepcional por causa da emergência sanitária

31 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vacina contra Covid-19 será anual
Vacina contra Covid-19 será anual (Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (31) que a imunização contra a Covid-19 será anual para grupos prioritários, a exemplo do que ocorre com a campanha de vacinação contra a influenza (gripe), e passará a integrar o calendário nacional de imunização para crianças entre seis meses e menores de cinco anos.

Até agora, as ações de imunização contra a doença eram conduzidas de forma excepcional por causa da emergência sanitária. Primeiramente, em 2021, a campanha foi organizada de acordo com a disponibilidade de vacinas e públicos com maior necessidade. Entre 2022 e 2023, após toda a população adulta ter acesso às duas doses iniciais, foram disponibilizadas vacinas infantis, doses de reforço e o imunizante bivalente, versão atualizada para conferir maior proteção também contra as cepas da variante Ômicron.

Atualmente, o grupo prioritário contempla idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

O Ministério da Saúde informou que, mesmo com os avanços na vacinação e no tratamento da Covid, a doença ainda mata 42 brasileiros por dia. “Ainda é a doença infecciosa que mais mata no Brasil”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel.

Quem ainda não tomou a vacina bivalente pode procurar os postos de saúde para receber a dose. Neste caso, a imunização está disponível para maiores de 18 anos que já tenham tomado ao menos duas doses de vacina contra a Covid.

Em Sorocaba, 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam em horário estendido, das 8h às 18h. São elas: Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Carandá, Cerrado, Éden, Fiori, Habiteto, Haro, Hortência, Laranjeiras, Lopes de Oliveira, Márcia Mendes, Mineirão, Nova Sorocaba, São Bento, São Guilherme, Simus, Sorocaba 1 e Vitória Régia. As demais atendem das 8h às 16h. (Da Redação com Estadão Conteúdo)