Operação "Terra Rasgada"
Polícia Civil prende 12 pessoas por tráfico de drogas e associação ao tráfico
Ação também resultou na apreensão de grande quantidade de dinheiro, um automóvel de luxo, duas armas de fogo, cocaína e maconha
Atualizada às 11h17
A Polícia Civil, por meio do Departamento de Narcóticos da capital paulista, deflagrou na manhã desta terça-feira (31), em Sorocaba, a Operação "Terra Rasgada", que resultou na prisão de 12 pessoas -- algumas consideradas do alto escalão do tráfico de drogas -- e na apreensão de duas armas de fogo, dinheiro, drogas, um automóvel de luxo e diversos aparelhos celulares. A operação contou com o apoio de policiais civis de Sorocaba e região. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ação tem como objetivo cumprir 86 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão temporária.
Segundo o delegado titular da 6ª Divisão de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), de São Paulo, Denis Camargo, durante entrevista à Cruzeiro FM 92,3, a investigação teve início há oito meses, após um homem ser detido na região, com 70 quilos de cocaína. O trabalho de inteligência e investigação chegou a um grande número de traficantes, que de acordo com o delegado, são considerados diferenciados. "Eles fornecem drogas para diversas regiões do interior e também na capital. São diferenciados, pois eles recebem grande quantidade de droga para essa distribuição", disse.
Durante a operação, que também cumpriu mandados em condomínios de alto padrão de Sorocaba, os policiais encontraram cocaína e maconha em tabletes, grande quantidade de dinheiros e registros da contabilidade. Um dos líderes, que também estava sendo investigado, está entre os presos. "Eles vivem uma vida de alto padrão, com dinheiro oriundo do tráfico de drogas. Como a equipe ainda está em deslocamento, não temos a quantia, mas é uma grande quantidade de dinheiro. Encontramos drogas, isso mostra que nossa operação tem fundamento", afirma o delegado.
A investigação continua para localizar os indivíduos que não foram encontrados durante a operação desta terça-feira (31). Com a análise dos materiais apreendidos, o delegado afirma que encontrará outras pessoas que fazem parte da organização criminosa. "As doze pessoas, residentes em Sorocaba, estão presas temporariamente. É uma prisão que serve para continuar a investigação e com certeza essas pessoas serão responsabilizadas pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico", explica o delegado. (Da redação)