Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocabano recebe ‘novo’ coração

Empresário Eric Moreno esperou nove meses até passar pelo transplante, na quinta-feira

28 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Eric Moreno completou 48 anos um dia depois da cirurgia
Eric Moreno completou 48 anos um dia depois da cirurgia (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

O empresário Eric Moreno, morador da Vila Hortência, em Sorocaba, passou por um momento de renascimento. Depois de nove meses à espera de um transplante de coração, ele recebeu o órgão que precisava na quinta-feira (26), no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Ele tinha sofrido uma parada cardíaca e estava com apenas 20% da capacidade cardíaca.

O transplante foi como um presente de aniversário para Eric, que completou 48 anos um dia depois da cirurgia, na sexta-feira (27). Ele foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) depois do transplante, mas seu estado é positivo. O novo coração já bate sozinho e o empresário não precisa mais de oxigenação artificial. Ele ainda está se recuperando da cirurgia e da sedação e, por isso, não deu entrevista.

Sua esposa, Camila Valério Gabriel, contou que ficou emocionada com a notícia da cirurgia. “O hospital me chamou e me pediu para ir ao Incor. Disseram que havia uma mudança no quadro do Eric, mas não me contaram o que era. Eu achei que ele tinha piorado e fiquei desesperada. Chegando lá, a médica me disse: ‘Você não acredita? Deu certo!’ Eu não sabia do que ela estava falando. Ela me explicou que o Eric tinha feito o transplante e que a cirurgia tinha acabado há meia hora. Eu tinha prometido ao Eric que só ia chorar no dia do transplante. E esse foi o dia em que eu chorei de felicidade”, disse.

A história de Eric mostra a importância e a esperança que a doação de órgãos pode trazer. No Brasil, mais de 50 mil pessoas esperam por um transplante. Por isso, Eric resolveu fazer uma campanha para conscientizar as pessoas sobre o assunto. Ele e seu amigo Jefferson Lunardon Ruiz criaram camisetas com a frase “Sou doador - Seja você também” e distribuíram no Incor. A campanha ganhou apoio de 80 empresas e produziu mil camisetas.

Eric também criou uma página nas redes sociais chamada “Eu Compartilho a Vida”, onde vários vídeos foram gravados com pessoas usando as camisetas, inclusive a atriz sorocabana Alessandra Maestrini. A campanha contou com outdoors pela cidade e divulgação em veículos de comunicação. (Wilma Antunes e Vanessa Ferranti)