Informação falsa
Falso aviso da Vigilância Sanitária de Sorocaba circula nas redes sociais
O falso comunicado alerta a população sobre um grupo de pessoas com Aids, vestidas de jaleco branco, que estaria passando de casa em casa para "medir a taxa de glicemia"
Circula, desde julho, nas redes sociais, um suposto comunicado da Vigilância Sanitária (Visa) de Sorocaba que alerta a população sobre um grupo de pessoas com Aids, vestidas de jaleco branco, que estaria passando de casa em casa para "medir a taxa de glicemia" das pessoas, com o intuito, na verdade, de transmitir o vírus HIV.
O aviso enganoso ainda acrescenta que as pessoas desse grupo estariam agindo a mando da "baleia azul" -- um jogo de desafios e metas que ficou popular em 2017 entre os adolescentes nas redes sociais. A Policia Militar também foi citada como fonte de informação.
A Prefeitura de Sorocaba adverte que o aviso não partiu de nenhuma unidade de saúde municipal ou da Visa. "Tanto agentes comunitários de saúde, como fiscais da Visa atuam devidamente identificados, com crachás, não utilizando colete ou jaleco branco. A Secretaria de Saúde (SES) orienta que qualquer visita suspeita deva ser imediatamente denunciada às autoridades policiais", esclareceu a Prefeitura, em nota. (Da redação)