Sorocaba
Superendividados são 80 mil em Sorocaba, informa Procon
'Feirão Limpa Nome', lançado nesta quarta-feira (18), pode beneficiar sorocabanos
O Procon de Sorocaba lançou, ontem (18), o Feirão Limpa Nome, iniciativa municipal realizada por meio do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), do Governo Federal. O serviço oferece atendimento personalizado e busca solucionar os problemas financeiros da população, com o objetivo de ajudar os mais de 80 mil sorocabanos superendividados a “limpar o nome na praça”. O levantamento prévio do Procon-Sorocaba aponta também que mais de 150 mil sorocabanos possuem pequenas dívidas.
Com duração prevista de 180 dias -- podendo ser prorrogado -- o feirão vai ajudar o consumidor a quitar dívidas com bancos, cartões de crédito, financeiras, empresas de varejo, taxas de condomínio, aluguel e até mesmo impostos.
“São todas as dívidas. E as pessoas que são cadastradas no CadÚnico vão ter toda a assessoria gratuitamente, utilizando todos os servidores e ferramentas disponíveis no Procon. As que não estão cadastradas no CadÚnico receberão as orientações. O Procon vai dar a oportunidade para que a pessoa volte a ter crédito no mercado. O objetivo principal é renegociar a dívida e ficar com o nome limpo. Portanto, todas as dívidas serão atendidas aqui, não importa qual seja o objeto da compra”, disse o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos).
Durante a vigência do programa, o Procon-Sorocaba espera uma demanda de 200 atendimentos por dia. A ideia, segundo Manga, é que a pessoa adquira crédito, volte a consumir e, assim, movimente o mercado e a economia local, alavancando o crescimento da cidade. “Final de ano é o momento em que o comércio cresce bastante. As pessoas que pagarem suas dívidas, poderão fazer compra tranquilamente. Isso movimenta a economia e gera empregos na cidade”, reforçou o prefeito.
O cadastro é feito no site do Procon (www.procon.sorocaba.sp.gov.br). Após a conclusão da ficha inicial e o preenchimento da quantidade de credores da pessoa, dois técnicos são designados para acompanhar o processo até o fim. “Os técnicos vão analisar se a pessoa se enquadra na situação de superendividamento. Em seguida, entra em contato para que toda a documentação seja entregue e para que as tratativas de acordo possam ser iniciadas”, explicou a superintendente do Procon-Sorocaba, Cristiane Rodrigues.
As tratativas incluem o envio de e-mails aos credores, solicitando propostas para o consumidor quitar as dívidas. De acordo com a superintendente, o programa foi bem recebido pelas empresas. “Os bancos já aderiram. Não temos encontrado resistência dos credores. Dos bancos principalmente, eles tiram juros e ainda dão descontos”.
O cadastro também pode ser feito na sede do Procon-Sorocaba, localizada na avenida Antônio Carlos Comitre, 330, Portal da Colina. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 130 ou pelo WhatsApp (15) 99198-2958.
Outros programas
Além do Feirão Limpa Nome, da Prefeitura de Sorocaba, as pessoas endividadas têm outras opções para negociar dívidas atrasadas. Exemplos são o Programa Desenrola, do governo federal (https://desenrola.gov.br/home), e o Programa Estadual de Combate ao Superendividamento (https://esaj.tjsp.jus.br/petpg-conciliacao/abrirConciliacaoSuperendividamento.do). (Virginia Kleinhappel Valio)
Galeria
Confira a galeria de fotos