Tempo
Chuva de outubro bate recorde em relação aos últimos dez anos
Limpeza dos bueiros é feita regularmente pelo Saae, bem como a roçagem de margens e taludes do rio Sorocaba
O índice de chuvas registrado pela Defesa Civil em Sorocaba em outubro é recorde em relação aos últimos 10 anos, nesse mesmo período. Apesar disso, as obras de infraestrutura urbana realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, sobretudo por meio do Saae/Sorocaba, de desassoreamento de mananciais e de drenagem de águas das chuvas, têm surtido o efeito esperado, evitando alagamentos em áreas historicamente atingidas.
Neste mês, até a última segunda-feira (16), foram registrados 250 milímetros de chuvas em Sorocaba, sendo a média histórica de 138,5 mm, apurada de 2014 a 2022. De 2014 para cá, até então, o outubro mais chuvoso foi o de 2018, quando houve a precipitação de 196,6mm, seguido de 187,4mm em 2016. Em outubro de 2022, por exemplo, choveu 154mm. O menor registro é em outubro de 2019, com 49,1mm.
As ações contra as enchentes englobam a construção dos Reservatórios de Detenção de Cheias (RDCs) Jardim Maria do Carmo, Parque Vitória Régia e Parque dos Italianos, que estão em pleno andamento.
O desassoreamento do rio Sorocaba, em todo o trecho urbano, em parceria com o Governo do Estado, foi retomado em março de 2022. Mais de 100 mil metros cúbicos de resíduos, incluindo nisso os serviços no Córrego Itanguá, foram retirados durante os trabalhos, que prosseguiram ao longo de 2023. O volume é equivalente ao conteúdo de 8.300 caminhões repletos.
A limpeza dos bueiros é feita regularmente pelo Saae/Sorocaba. Outra iniciativa permanente é a de roçagem de margens e taludes do rio Sorocaba e outros mananciais, assim como as manutenções preventivas de córregos e bacias de contenção, que são periódicas em vários bairros.
O Saae/Sorocana, a Defesa Civil, a Secretaria da Segurança Urbana (Sesu) e a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), com o apoio das demais secretarias e autarquias envolvidas, seguem em esquema de plantão 24 horas, para atender ocorrências no município.
Além da atuação preventiva da Defesa Civil, em áreas previamente mapeadas e monitoradas, o setor, todos os anos, coordena a Operação Plano Verão. (Da Redação)